Tradicional Festival de Filmes de Montanha chega a San Pedro de Atacama

Mostra internacional de cinema que reúne documentários e curta metragens cheios de adrenalina e emoção, inspirados em aventura e natureza.

  
  

Escaladores apaixonados que desafiam formações rochosas imponentes, praticantes de caiaque que mergulham nos rios mais selvagens da África ou alpinistas que procuram alcançar o Everest para se lançar de parapente são alguns dos protagonistas do “Banff Mountain Film Festival & Reel Rock Film Tour”, prestigiada mostra internacional de cinema que reúne documentários e curta metragens cheios de adrenalina e emoção, inspirados em aventura e natureza.

Com mais de 700 noites de festival em 390 destinos, o evento percorre o mundo e agora, em sua 36ª edição, chega ao norte do Chile, mais precisamente ao deserto de Atacama. Será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro no belíssimo Tierra Atacama Hotel & Spa, em San Pedro de Atacama.

“No Chile realizamos o maior tour da América do Sul e sem dúvida um dos meus festivais favoritos é o de San Pedro de Atacama, porque ter a possibilidade de ver estes filmes ao ar livre, sob o céu estrelado do deserto é uma experiência incrível”, disse Patrick Moore, organizador do evento.

Com patrocínio da marca de equipamentos e vestuário The North Face, o festival terá sua primeira noite dedicada ao Banff Mountain Film Festival e a segunda ao Reel Rock Film Tour, dedicado exclusivamente a filmes sobre escaladas em rocha e gelo.

No total serão 10 filmes, entre os quais se destaca “Kadoma”, eleito pelos jurados internacionais como o “Melhor Filme de Exploração e Aventura”.

A obra narra as sete semanas de expedição de Henry Coetzee, o lendário praticante de caiaque sul-africano, e sua tentativa de realizar a primeira descida pelo perigoso rio Lukuga, no Congo, que teve um final inesperado e comovente.

Através deste festival o Tierra Atacama Hotel & Spa celebrará com antecedência o dia internacional da montanha, que acontece em 11 de dezembro como uma forma de conscientização sobre a importância que as montanhas têm para a vida e estabelecer alianças que produzam uma mudança positiva no desenvolvimento das montanhas do mundo.

Para Miguel Purcell, montanhista e diretor-executivo da rede Tierra Hotels, receber este prestigiado festival remete ao espírito aventureiro e ao compromisso com o meio ambiente do Tierra Atacama: “Além do esporte, cada filme permite que admiremos a natureza e despertemos nossa consciência ecológica. Por isto esperamos que todos se unam a esta iniciativa”, acrescentou.

Sobre o Banff Film Festival

O pequeno povoado de Banff, no estado de Alberta, é um dos destinos turísticos mais populares do Canadá: todos os anos recebe quatro milhões de visitantes que percorrem as montanhas rochosas, um sistema de impactantes cordilheiras declaradas Patrimônio da Humanidade e que fazem parte do Parque Nacional que tem o nome do povoado. Ali foi onde nasceu, há 35 anos, o festival de cinema de montanha mais famoso do mundo: o Banff Mountain Film Festival.

Em novembro de 1976, quando terminava a temporada de escalada, um grupo de montanhistas decidiu organizar uma atividade que os entretivesse enquanto esperavam começar a temporada de esqui.

No evento, eram exibidos documentários e curta-metragens inspirados em aventuras pela montanha: escaladas por vertiginosos cumes, saltos livres em esqui e expedições radicais. Tudo com imagens repletas de adrenalina.

Em mais de três décadas, o festival se expandiu por 390 cidades de 35 países. Há seis anos, no mesmo âmbito, passou a ser realizado outro festival, o Reel Rock Film Tour, dedicado apenas a filmes de escalada em rochas e gelo.

O festival de Banff aterrissou na América Latina em 1999 quando Patrick Moore, um dos organizadores, visitou o Chile pela primeira vez. Extasiado com as paisagens e pela atração que o montanhismo tem nestes lados, ele decidiu que este seria um bom cenário.

Em treze anos, a versão chilena foi exibida em Santiago, Puerto Varas, Pucón, San Pedro de Atacama, Puerto Natales, Coyhaique e Torres del Paine e no próximo ano será acrescentado um novo destino: Valdívia.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Ana Davini

  
  

Publicado por em