Virada Inclusiva terá 24 horas de cultura e esporte em São Paulo

Mais de 500 shows, teatro, oficinas e atrações esportivas ocorrem nos dias 3 e 4 de dezembro para festejar a inclusão das pessoas com deficiência

  
  
VIrada terá shows, palestras, oficinas, mostras teatrais e exposições, entre outras manifestações de arte, cultura e lazer

Mais de 500 atrações culturais - shows, mostras de teatro e oficinas - e esportivas apresentadas ao longo de dois dias, em 35 municípios. Assim será a segunda edição da Virada Inclusiva, nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo).

Coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 2ª Virada Inclusiva reúne mais de 75 parceiros, entre organizações da sociedade civil, prefeituras e a participação voluntária de artistas e esportistas.

As atrações ocorrem em espaços com acessibilidade física. Em muitas delas os protagonistas serão pessoas com deficiência e também haverá recursos para facilitar o acesso ao conteúdo, como informações em braile e tradução em Libras.

O evento tem como objetivo celebrar as conquistas dos cerca de 30 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, além de mostrar que a inclusão já é uma realidade nos mais diversos segmentos da sociedade.

Destaques
Entre os destaques da programação artística estão shows como os da cantora Adriana Calcanhoto e da banda Tribo de Jah, oficinas de percussão com deficientes auditivos, balé inclusivo, coral em Libras, sessões de cinema e exposição fotográfica com audiodescrição para cegos, contação de histórias em Libras, teatro para o público adulto e infantil, exposições sensoriais de artes plásticas, visitas monitoradas aos museus e ao Zoológico.

No campo esportivo, haverá exibições e oficinas de vôlei sentado, basquete, esgrima e tênis em cadeira de rodas, surfe, futsal, xadrez e futebol de 5 (para deficientes visuais), judô, bocha, goalball, capoeira, natação, caminhadas e passeios a pé e de bicicleta, entre outras ações recreativas.

Locais
Na capital, as atividades serão realizadas em pontos como as unidades do Sesc, Parque do Ibirapuera, Parque Villa-Lobos, Zoológico, Parque da Juventude, Parque Ecológico Guarapiranga, Pinacoteca do Estado, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu do Futebol e Teatro Municipal.

No interior, as ações ocorrem nas cidades de Araraquara, Barueri, Bauru, Bertioga, Birigui, Botucatu, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Descalvado, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Hortolândia, Itatiba, Mauá, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Quadra, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Sumaré, Tatuí e Taubaté.

Serviço
Confira programação completa no site http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br.
Outras informações, ligue (11) 5212-3705

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em