Virada Paulista Cultural: Um “banho” de entretenimento e cultura

A Virada Cultural que nasceu em 2005 e chega a sua 8ª edição. Eis a oportunidade de ter um ótimo e valioso pretexto para sair de casa e apreciar o que a cidade de São Paulo irá oferecer em 24 horas ininterruptas em 114 pontos diferentes da cidade

  
  

Por: Eduardo Andreassi

Pela primeira vez, músicos, mágicos, dançarinos e artistas circenses se apresentarão no interior dos trens do Metrô em circulação durante a Virada Cultural

A Virada Cultural que nasceu em 2005 e chega a sua 8ª edição. Eis a oportunidade de ter um ótimo e valioso pretexto para sair de casa e apreciar o que a cidade de São Paulo irá oferecer em 24 horas ininterruptas em 114 pontos da cidade de São Paulo - sendo que 50 pontos estarão no centro da cidade - nos dias 05 e 06 de maio de 2012.

Gilberto Gil, Titãs, Arnaldo Baptista, Cauby Peixoto divide o palco com Ângela Maria.

A população ainda terá a oportunidade de ver exposições de veículos antigos ou mesmo presenciar um Cabaré a céu aberto, com apresentações de Pole-Dance, Rita Cadillac, Gretchen, assistir as apresentações da bailarina Daniela Fairusa, uma boa peça de teatro com a atriz Mel Lisboa, incluindo performances circenses.

O show de abertura será na Praça da Sé, às 20hrs, com a participação de Tom Cavalcanti.

Para os saudosistas, o lendário Serguei estará presente na Alameda Barão de Limeira, dia 05 às 18hrs. Rodas de Samba também garantem muita animação no Lago São Francisco.

Aficionados pela música eletrônica contarão com a presença de inúmeros DJs, incluindo, DJ Tessália (ex-BBB), Wes Oliver, Ronaldinho e Mayara Leme.

No Relógio da Estação da Luz, a apresentação do Grupo Ares promete um show à parte, mostrando homens e mulheres flutuando e dançando.

Museu do Futebol no Pacaembu, Campeonato Sul Americano de Luta Livre, Piano na Praça Dom José Gaspar, Arte Corporal, Malabarismo, Saraus, Chefs de Rua, Cultura Digital, Artes Plásticas, Literatura, Mágicas e atrações voltadas ao público infantil, são algumas das atrações dessa Virada Cultural.

Apresentações de pianistas no ar, assim como uma exposição internacional de gatos de raça são outras opções de entretenimento.

Guilherme Arantes, Radio Taxi, Dalto, Biafra e outros cantores, estarão no largo do Arouche, dia 05 de maio, a partir das 18h00min.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e a Jazz Sinfônica também participam da programação.

Pela primeira vez, músicos, mágicos, dançarinos e artistas circenses se apresentarão no interior dos trens do Metrô em circulação durante a Virada Cultural.

Assim como no ano passado, a Virada contará com barracas de pastel espalhadas pela região central. Serão, ao todo, dez bolsões de alimentação.

A população ainda terá a oportunidade de ver exposições de veículos antigos ou mesmo presenciar um Cabaré a céu aberto, com apresentações de Pole-Dance

A segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Haverá uma base de coordenação, com mapeamento de toda a área da Virada. De lá, profissionais especializados comandarão 250 brigadistas e o deslocamento das 38 ambulâncias e 15 UTIs móveis. Postos de policiamento e quatro postos médicos estarão localizados em pontos estratégicos para atender o público. Para segurança, nada menos que 900 seguranças particulares e também centenas de homens da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana garantirão a ordem durante a Virada.

Locais:
Palco Cabaré, Chef na Rua, Palco Júlio Prestes, Palco São João, Palco XV de Novembro, Palco Sé, Bulevar São João, Palco Largo São Francisco, Largo Santa Efigênia - Roda de Rock 24 Horas, Theatro Municipal de São Paulo, Palco Barão de Limeira, Vale do Anhangabaú, Museu da Língua Portuguesa, Palco Arouche, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pateo do Collegio, Palco República, Cine Windsor - Boca do Lixo, Palco Coreto República, Casa das Rosas, Cine Don José - Cinema Pancadaria, Galeria Olido, Câmara Municipal - Western Spaghetti, Teatro Oficina, Sala São Paulo , Sesc Interlagos, Sesc Belenzinho, Sesc Vila Mariana, Sesc Pompéia, Sesc Itaquera, CineSesc, Auditório Ibirapuera, Cinemateca Brasileira, Teatro FECAP, Casarão do Belvedere, Centro de Cultura Judaica e CEUS.

As estações do metro próximas das atrações artísticas da Virada Cultural 2012 serão Anhangabaú, República, Santa Cecília, Paulista e Consolação.

Se seguir o cronograma do ano anterior, os trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão funcionar 24 horas ininterruptas para atender o público que vai participar da edição. Confirme no site http://www.metro.sp.gov.br/.

Confira programação completa em http://www.viradacultural.org/programacao

  
  

Publicado por em

Orlando de almeida

Orlando de almeida

02/05/2012 14:46:57
Realmente esta virada tem atrações para todas as idades e gostos. Plagiando a frase famosa, criada para o Trio Elétrico dos baianos, e devidamente adaptada, "Atrás da Virada Cultural só não vai quem já morreu".