Adventure Fair apresenta opções de turismo de aventura em São Paulo

São Paulo (SP) - A Adventure Fair, maior feira de turismo e esportes do Hemisfério Sul, que acontece entre os dias 07 e 11 de agosto no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, mostrará diversas opções de cidades para tursimo e esportes de aventura no Estado de

  
  

São Paulo (SP) - A Adventure Fair, maior feira de turismo e esportes do Hemisfério Sul, que acontece entre os dias 07 e 11 de agosto no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, mostrará diversas opções de cidades para tursimo e esportes de aventura no Estado de São Paulo. O objetivo é incentivar paulistas e até mesmo pessoas de outros estados a conhecerem um pouco mais de um dos principais estados brasileiros. Entre os locais que oferecem atividades para os aventureiros estão Analândia, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Brotas, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), a Estrada Real, que passa por algumas cidades paulistas, além de outros municípios que estarão juntos no estande da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.

A Estância Climática de Analândia é considerada uma cidade com um dos maiores pontos de escalada do Estado, com destaque para o Morro do Cuscuzeiro e o Morro do Camelo. A Bixo do Mato lançará uma oficina de educação ambiental voltada para escolas e crianças com o intuito de incentivá-las a estarem em contato com a natureza. “O intuito da Oficina de Aventuras é colocar o participante frente aos desafios naturais, respeitando seus limites e os do ambiente. A área a ser explorada é a da Pedra do Cuscuzeiro e suas adjacências, onde o contato com o meio natural oferece muito mais do que aventura, oferece paz e tranquilidade, pois o cenário é de encher os olhos”, explica Gabriela Hermini, da Bixo do Mato. Em 2003, a participação da iniciativa privada fez tanto sucesso que a Prefeitura de Analândia, por meio da Secretaria de Turismo, montará um estande na Adventure Fair 2004.

Já a Estância Turística de São Luiz do Paraitinga será destaque em dois estandes. O Refúgio Ecológico das Cachoeiras, que fica em Catuçaba, apresentará a Trilha das Sete Cachoeiras, que tem sete quilômetros e quedas d’água que variam de dez a 40 metros de altura, além de um trecho de trilha “zen”, para visitantes que buscam equilíbrio psicofísico. O Refúgio oferece também banhos em piscinas naturais, em duchas ecológicas com águas de mina, almoço caseiro e descanso em redes espalhadas pelo local. A Secretaria de Turismo é o outro representante da cidade e mostrará em seu estande as opções para prática de esportes de aventura, como rafting, trekking e canoagem, além de características culturais da região, como as danças e festas folclóricas. O destaque é o Rafting Aventura, de longo percurso e com quedas d’água de alturas que oscilam entre dois e cinco metros, além de pernoite na beira do rio.

A TAM Viagens, patrocinadora e operadora oficial da Adventure Fair 2004, tem mais de 50 destinos de ecoturismo e turismo de aventura espalhados pelo Brasil. Em São Paulo, as opções são Brotas, São Sebastião, Iporanga e Apiaí.

Iporanga é o portal de entrada para o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), localizada no sul do Estado, mantém três dos quatro núcleos de visitação do parque, que são os de Santana, Casa de Pedra e Ouro Grosso. Em Apiaí está o núcleo de Caboclos. A região tem mais de 300 cavernas mapeadas, onde é obrigatório o uso de capacetes equipados com lanterna, além de estar acompanhado por um guia credenciado.

Para os turistas que querem praticar esportes de aventura, Brotas é o destino ideal. A cidade oferece diversas opções como rafting, arvorismo, rapel e trekking. No pacote da TAM Viagens, destaca-se o rafting, mais famosa atividade de aventura da região. Com percurso de oito quilômetros, cheio de corredeiras, remansos e quedas de até três metros de desnível, além de contar com a possibilidade de paradas durante o percurso para a prática de surfe e escorregador (brincadeiras em uma laje de pedra).

Na praia de Maresias, localizada no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a operadora oferece passeios pela Mata Atlântica, com trilhas para trekking, que terminam em cachoeiras onde praticantes de rapel, tiroleza e cascading (descidas em cascatas ou cachoeiras) podem se divertir em paredes de mais de 50 metros de altura, sendo supervisionados por uma equipe qualificada. Outra atividade é o “Hope Swing”, que é o salto por uma ponte seguido de movimentos pendulares de 30 metros em alta velocidade. Além disso, o turista pode fazer um passeio pela tribo indígena Rio Silveiras, onde serão conhecidos seus costumes e cultura.

O Instituto Estrada Real, uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), pretende fomentar o turismo e os negócios nas cidades por onde passam as estradas reais, que eram utilizadas para transportar ouro e diamantes no auge da mineração, a partir do século 18, sendo o principal roteiro centro-sul do território colonial. No Estado de São Paulo, os municípios Areias, Cachoeira Paulista, Silveiras, Lorena, Cunha, Guaratinguetá são cortados por estradas reais, que também passam por outros municípios no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Em sua quinta participação na Adventure Fair, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo novamente reunirá cidades do estado paulista que oferecem roteiros de ecoturismo e esportes de aventura. Socorro, Atibaia, São Pedro e o Pólo Cuesta (Pólo de Desenvolvimento Regional de Turismo), que abrange mais dez municípios, entre eles Botucatu, Bofete, Areiópolis, Anhembi, Paranapanema, Pratânia, São Manuel, Pardinho, Conchas e Itatinga, dividirão o espaço do estande. “Cada cidade ressaltará os locais que possibilitam a prática de esportes de aventura, além de divulgar outras atrações turísticas”, explica Silvana Biondi, da direção de operações e atividades da coordenadoria de turismo da Secretaria.

Para quem quer hospedagem de qualidade, mas com preço mais acessível, o HI Hostel Brasil (Albergues da Juventude) tem diversas opções no Brasil e no mundo. Em São Paulo, os associados podem conhecer os destinos de aventura como Brotas, Iporanga (Petar), São Sebastião, Campos do Jordão, Peruíbe, Ubatuba e São Roque.

  
  

Publicado por em

Patrícia

Patrícia

30/04/2009 13:23:21
Muito legal e criativo, amei!!!!!!