Alagoas investe na consolidação do turismo de aventura

Empresários se qualificam para certificar seus produtos

  
  
Turismo de Aventura

Alagoas vem se desenvolvendo nos últimos anos para a consolidação do turismo de aventura no Estado, visando a diversificação de nossa oferta. Dessa forma, um grupo de empresários se organizou para qualificar seus serviços e certificar suas empresas pelo Programa Aventura Segura, projeto apoiada pelo Ministério do Turismo e Sebrae Nacional, executado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

As empresas Gato do Mato, Estação Aventura e Ecotrilhas, associadas à Abeta, estão participando do programa de qualificação e Certificação. Nesta semana, as três empresas receberam a visita de um consultor da Abeta Nacional para a avaliação dos serviços e métodos praticados. Antes disso, os empresários participaram de oficinas do programa de qualificação da associação, em Recife, para a atualização de informações e conhecimento das normas técnicas divulgadas do segmento.

É um imenso ganho que o destino ALAGOAS obtem com essa qualificação que vai gerar uma consequente certificação, de acordo com a diretora de Segmentação de Produtos da Secretaria de Turismo de Alagoas, Jannyne Barbosa, mostrando que os serviços ofertados pelas empresas do segmento são baseados na excelência de qualidade.. “Esse processo garante a qualidade oferecida na operação destas atividades ofertadas por estas empresas, em que elas se enquadraram nas normas técnicas brasileiras elaboradas e divulgadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT”, explica Jannyne.

A próxima etapa, após essa avaliação, segundo a diretora, será uma auditoria nas operadoras de turismo de aventura, respaldada pelo INMETRO. A empresa de auditoria está sendo licitada pela Abeta. Caso as empresas sejam aprovadas pela auditoria, terão o selo de segurança e certificação garantida pelos órgãos brasileiros responsáveis.

O empresariado do turismo de aventura de Alagoas tem o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e do Sebrae-AL. Seis empresas alagoanas são afiliadas à Abeta, que tem sua seccional em Alagoas há 5 meses. São elas: Gato do Mato, Estação Aventura, Farol da Foz, Explorer Diving, Ecotrilhas, Water House; e mais uma está em processo de afiliação.

A ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – é hoje reflexo da mobilização de empresários que buscam fortalecer o Turismo de Aventura no Brasil, tendo como base o associativismo e a oferta segura e responsável de atividades. Trata-se do motor de transformação do segmento, criando condições para que as empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura sejam fortes e competitivas no mercado nacional e internacional.

Por essa razão, a SETUR-AL convidou o presidente da ABETA para uma apresentação deste segmento na reunião do Fórum Estadual de Turismo, realizado em novembro de 2008, para que o receptivo local pudesse construir novos roteiros nesta atividade.

Com sua organização, a ABETA ocupou espaço de destaque nas principais iniciativas de organização e desenvolvimento do Turismo de Aventura no Brasil. É membro do Conselho Nacional de Turismo, coordenadora do Grupo de Trabalho de Turismo de Aventura do INMETRO e mantém importante diálogo e parceria com entidades como Ministério do Turismo, SEBRAE Nacional, Ministério do Meio Ambiente, Embratur, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Para mais informações da Abeta e das empresas associadas, acesse http://www.abeta.com.br/pt-br/associados-abeta-estado.asp?estado=2.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em

Paulo França Silva

Paulo França Silva

06/05/2009 18:22:01
Muito bom.... Gostaria de participar junto as empresas de ecoturismo uma parceria na realização de trilhas ecológicas.....abraços