Alagoas: terra das atividades de aventura e belas praias

Belezas naturais fazem do estado o lugar ideal para os amantes da vida ao ar livre

  
  

Muito sol, praias e aventura. É um pouco de tudo isso que o visitante encontra em Alagoas. Somente na capital, Maceió, são 40 quilômetros de praias, com águas transparentes, piscinas naturais e areias douradas.

As atividades de aventura estão presentes por todo o Estado e permitem que o turista curta ao máximo a natureza paradisíaca. Em Maceió, por exemplo, o mergulho é uma ótima pedida nas piscinas naturais de Ipioca, Pajuçara, Paripueira, Praia do Francês e Barra de São Miguel, que são transparentes e repletas de peixes. Há ainda o bairro de Jaraguá, berço da história e do desenvolvimento da cidade e um importante cartão postal.

Para os surfistas, a Praia do Francês e a Barra de São Miguel são ideais para a prática. Os ventos batem na Praia de Jatiúca, Pajuçara e do Francês, proporcionando um cenário típico para os kite e windsurfistas.

Já em Piaçabuçu, cidade localizada a 135 quilômetros da capital, os mangues, a mata atlântica, as dunas e os coqueirais são o cenário para a desova de tartarugas e para a passagem de aves migratórias. Além disto, parasail e belas trilhas para trekking estão à disposição dos visitantes.

Sobre as águas da Foz do Rio São Francisco está o principal atrativo de Piaçabuçu. Visitar o ponto de encontro das águas do velho Chico com o mar é um roteiro imperdível, que pode ser feito a bordo de um barco típico, de um superbuggy ou de uma lancha rápida. De quebra, o passeio pelas dunas douradas, especialmente entre maio e setembro, quando as chuvas formam pequenas lagoas, possibilita um visual deslumbrante.

A região é formada também pelo município de Penedo, de história bastante rica. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), o local é célebre por seus artesanatos, peixes e frutas.
Quem passar por ali não pode deixar de visitar a Fundação Casa do Penedo, que possui um acervo de diversos livros sobre a história da cidade. Já o Teatro Sete de Setembro, inaugurado em 1884, foi o primeiro do Estado, frequentado por Dom Pedro II. As Igrejas de Santa Maria dos Anjos e Nossa Senhora da Corrente chamam a atenção pela beleza e riqueza dos detalhes de sua arquitetura.

Todos estes destinos são contemplados pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em