Amazonas terá curso de primeiros socorros em turismo de aventura

Certificado atestará que a empresa e o condutor de turismo estão qualificados para exercer atividades de aventura com segurança

  
  

O Sebrae Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo e com a Associação das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), realiza, entre os dias 20 a 22 de maio, das 9h às 18 horas, na sede do Sebrae no Amazonas, o curso de primeiros socorros para guias de turismo de aventura. O treinamento é destinado a 30 empreendedores, entre empresários e profissinais da área de turismo, que fazem parte do programa de Turismo do Sebrae/AM.

O curso faz parte das atividades do programa Aventura Segura, que tem como objetivo melhorar a qualidade, a segurança e a competitividade dos profissionais e empresas do segmento de Turismo de Aventura através de ações de qualificação, certificação e disseminação do conhecimento.

Nessa primeira fase do programa, que contempla 16 dos 48 roteiros de atividades de aventura escolhidos pelo Ministério do Turismo, Manaus é o único destino da Região Norte escolhido para realizar o programa Aventura Segura. Para a seleção dos destinos, o Ministério do Turismo, junto com a Abeta e o Sebrae, adotaram critérios como o potencial para comercialização internacional, o número de atividades ofertadas, a concentração de empresas e a capacidade de mobilização e articulação, entre outros.

Os critérios tem base no Programa de Regionalização – Roteiros do Brasil, que tem por objetivo definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os destinos estimuladores do desenvolvimento alcancem competitividade em nível internacional.

Conforme o coordenador do Programa de Turismo do Sebrae/AM, Fábio Souza, o curso de primeiros socorros de turismo de aventura vai ser tanto para as empresas de turismo como para o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS). “Para esta sétima oficina do programa Aventura Segura, vamos contar com a participação de 15 empresas de turismo, entre as quais estão empresas do município de Presidente Figueiredo, de Manaus e, inclusive, uma empresa de Roraima e ainda voluntários do GVBS”, diz Souza.

O coordenador de turismo esclarece que o papel do Sebrae no programa Aventura Segura é o de promover ações de capacitação junto a empresas e profissionais de turismo. Souza ressalta que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae prepara as empresas para serem certificadas no programa Aventura Segura. “O certificado que os participantes vão receber atesta que a empresa e o condutor de turismo estão aptos e qualificados para exercer atividades de turismo de aventura com segurança. Isso é um diferencial competitivo no mercado regional de turismo”.

Serviço:
Sebrae no Amazonas - (92) 2121-4900

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em