Notícias > Turismo > Turismo de aventura > 

Socorro: um paraíso das atividades de aventura na água

O Rio do Peixe, em Socorro, é um convite à prática de atividades de aventura na água, como o rafting. Até o mês de abril, as chuvas mantêm o nível alto, possibilitando também a prática de boia-cross, acquaride, canoagem, canyoning e cachoeirismo

4 de Março de 2012.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Os trajetos possuem níveis de dificuldade diferentes e adequados para que todos possam desfrutar das atividades, desde famílias de iniciantes até os mais experientes

Os trajetos possuem níveis de dificuldade diferentes e adequados para que todos possam desfrutar das atividades, desde famílias de iniciantes até os mais experientes
Foto: Divulgação

O Rio do Peixe, em Socorro, é um convite à prática de atividades de aventura na água, como o rafting. Até o mês de abril, as chuvas esporádicas mantêm o nível alto, possibilitando também a prática de boia-cross, acquaride, duck, canoagem, canyoning e cachoeirismo.

Os trajetos possuem níveis de dificuldade diferentes e adequados para que todos possam desfrutar das atividades, desde famílias de iniciantes até os mais experientes. Algumas atividades podem ser realizadas por crianças a partir de 8 anos, com destaque para o tombo n'água - percurso de arvorismo no lago, construído no nível da água - e o rafting de quatro quilômetros.

O acqua-ride permite descer descer até 4 Km pelo Rio do Peixe, em botes individuais onde o turista posiciona-se de peito, utilizando braços e mãos como leme. Já o boia-cross é uma boa opção para quem está iniciando. O praticante controla sua própria boia em um percurso tranqüilo, enquanto aprecia a natureza à sua volta.

Os turistas podem desfrutar também da canoagem, percorrendo trechos do rio onde as corredeiras têm grau de dificuldade mais leve, a bordo de um caiaque. Todo participante é acompanhado por um instrutor que fornece orientações técnicas. E os mais experientes aventuram-se em trechos mais difíceis.

As belas cachoeiras de Socorro, aliás, podem ser exploradas de forma bem especial. O cachoeirismo é realizado aplicando técnicas de rapel, seguido por trechos de caminhada e terminando em um pequeno mergulho.

A flutuação é indicada para quem prefere contemplação. Com percurso de três quilômetros em trecho tranquilo, é uma boa oportunidade para observar capivaras e diversos pássaros em meio à mata ciliar.

Mas a atividade mais popular entre os turistas é mesmo o rafting, com percurso de até sete quilômetros por trechos em que predominam corredeiras de classificação variada. Grandes desníveis intercalados por alguns trechos de remanso fazem do Rio do Peixe um dos mais desafiadores de São Paulo. Essa atividade também é realizada em noites de lua cheia por algumas operadoras de turismo local.

Entre os parques de aventura que oferecem atividades aquáticas estão: o Parque Ecológico do Monjolinho, Campo dos Sonhos, Rios de Aventura e PróximAventura/Canoar.

Diversão democrática

Para provar que aventura não tem limites, Socorro tornou-se pioneira em acessibilidade. Por meio do Projeto Socorro Acessível e do Programa Aventura Segura, a cidade ganhou adaptações em passeios e locais públicos. A iniciativa conta com parceria do Ministério do Turismo envolvendo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura e Ecoturismo) e Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).As medidas permitem que pessoas com deficiência vivam momentos de pura diversão.

Socorro está entre os dez destinos turísticos brasileiros que fazem parte do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Por meio dele, a estância hidromineral está sendo estruturada para se tornar referência no segmento Aventura Especial.

Entre 2006 e 2008, o Ministério do Turismo destinou R$ 1,73 milhão para obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional e adaptações em passeios.

Serviço
Campo dos Sonhos - (19) 3895-3161; www.campodossonhos.com.br.
Parque Ecológico do Monjolinho - (19) 3895-7346; www.parquedomonjolinho.com.br.
Rios de Aventura - (19) 3895-6255; www.riosdeaventura.com.br.
PróximAventura Canoar - (19) 3855-7474; www.proximaventura.com.br.

Fonte: ABETA

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Conheça os melhores pontos de mergulho em Bonito e JardimCurso gratuito de voo a vela tem inscrições prorrogadas

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários