Associativismo fortalecido em Noronha

Um dos destinos priorizados pelo Programa Aventura Segura recebe ação com foco no associativismo.

  
  
Mergulho em Noronha: uma das principais atividades do destino. Crédito foto: Zaira Matheus

Foi em Pernambuco, mais precisamente em Fernando de Noronha, que a mais nova das Comissões ABETA se formalizou em uma reunião ocorrida em fevereiro deste ano. Embora tenha sido oficialmente fundada em 2009, os primeiros passos nesse sentido foram dados meses antes, em agosto de 2008, quando aconteceu o seminário técnico de diagnóstico na região. Um dos temas do encontro foi a importância do associativismo para o fortalecimento das empresas e atores locais, que decidiram pela criação da Comissão Noronha.

Três associadas ABETA integram a nova comissão: Atalaia Empreendimentos Turísticos, Atlantis Divers e Your Way Receptivo Internacional. Para Adriana Schmidt, proprietária da Your Way, a criação da comissão veio em boa hora para fortalecer as empresas locais, o governo e a comunidade. Para ela, as pessoas estão começando a perceber “a real importância deste movimento e a organização para o Turismo de Aventura e o Ecoturismo”. Ela destaca que a partir das ações da Comissão Noronha será possível fazer “com que o trade local se organize e consiga um apoio mais expressivo em âmbito nacional”.

O destino recebeu esta semana, a Oficina de Planejamento, última etapa do processo de consolidação da comissão, que serve para traçar as próximas ações do grupo. As expectativas, segundo Adriana, são de que a ABETA “trará apoio e embasamento nacional junto ao nosso pequeno governo de Distrito Estadual”, para assim, ampliar ainda mais o potencial turístico de Fernando de Noronha.

  
  

Publicado por em