Aventura segura e certificada

Em abril, começa o processo de certificação a empresas de ecoturismo e turismo de aventura

  
  
Empresas participantes do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur), passarão por processo de certificação em abril

Começa em abril o processo de certificação de empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil. Participam do processo apenas empresas que aderiram formalmente às ações do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (MTur), o maior projeto de qualificação e desenvolvimento, com foco na certificação de empresas do segmento de Turismo de Aventura. A iniciativa do MTur é em parceria com o Sebrae Nacional e executada pela ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

A ABNT Certificadora será a empresa responsável pelo processo de Avaliação da Conformidade (Certificação) nas empresas participantes do Aventura Segura. As visitas começam em abril em Brotas (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). O Aventura Segura abrange ações diretas em 16 destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, presentes em 13 estados brasileiros.

O cronograma das avaliações está sendo elaborado pela equipe da Assistência Técnica da ABETA. Informações serão disponibilizadas nos sites www.observatoriodaaventura.com.br e www.aventurasegura.org.br.

A certificação é voluntária, mas a obtenção do certificado ou selo atesta se o produto ou serviço da empresa segue à risca os procedimentos de segurança, o que acaba sendo um diferencial de mercado.

Os produtos e atividades de Turismo de Aventura das empresas serão certificados por um Organismo Certificador (OTA) autorizado pelo Inmetro. Este organismo realizará auditoria nas empresas e avaliará se os seus produtos estão em conformidade com as exigências da norma técnica ABNT NBR 15331 – Sistema de Gestão da Segurança.

Visitas nos destinos

Cada um dos 16 destinos do Aventura Segura receberá a visita da ABNT Certificadora em dois momentos distintos (dois grupos de empresas); os grupos serão divididos em função do desempenho na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS). Somente as empresas que tiverem todo o SGS implementado serão indicadas para a Avaliação da Conformidade.

Benefícios da certificação

Entre os benefícios da certificação estão: melhor aceitação no mercado, redução de múltiplas avaliações por parte dos clientes, maior credibilidade no mercado nacional e internacional, melhor comunicação com clientes, diferenciação positiva no mercado e proteção contra a concorrência desleal. O INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial, é o responsável por autorizar os Organismos Certificadores.

Fonte: Mtur

  
  

Publicado por em