Aventuras e belezas naturais em Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Camocim

Cidades cearenses são paraísos das atividades de aventura

  
  

Fortaleza é um destino de sucesso. Quem já foi e conhece os encantos do local certamente quer voltar. Já quem ainda não teve o prazer de pisar nesta capital repleta de aventuras, natureza, praias e com ótima infra-estrutura fica contemplando as imagens paradisíacas e planejando o tão sonhado dia do encontro.

Para os momentos de descanso uma boa pedida é a Praia do Cumbuco, local ideal para banhos de mar e passeios de bugue. No céu, as pipas do kitesurfe dão um colorido todo especial. A praia de Iracema é a indicada para os amantes da vida noturna e dos bares, a de Meireles é agitada e sede da concorrida feira de artesanato e a do Futuro é quase um parque de diversões a céu aberto. Toboáguas, piscinas e recreação são algumas das atrações do local.

Os hotéis estão espalhados por toda a cidade e os restaurantes de comida típica e frutos do mar agradam aos turistas que por ali passam. Parques temáticos e show de humor também fazem parte do cenário de Fortaleza.

Diferentemente da capital e da sua vizinha Jericoacoara, a pequena cidade de Jijoca de Jericoacora ainda não é um destino tão concorrido. Por pouco tempo. Para tal, basta os viajantes descobrirem o quão belas são as lagoas do Paraíso e Azul com águas mornas e cristalinas e como é revigorante descansar nas redes instaladas pelas pousadas e restaurantes.

Assim como em Fortaleza, a prática do kitesurfe é comum em Jijoca. Além desta atividade de aventura, o trekking e o turismo fora de estrada são outras opções para curtir o visual deslumbrante do destino.

Tão deserta quanto Jijoca e distante 365 quilômetros de Fortaleza está Camocim, uma cidade deliciosamente pouco explorada e conhecida da maioria dos turistas. Dono da maior costa litorânea do estado, o município tem na natureza seu grande charme. Não por acaso a Barra dos Remédios ostenta o rótulo de uma das mais belas praias desertas do país. Ali as águas do rio dos Remédios se encontram com o mar e completam o cenário já rico de dunas e lagos por todos os lados.

Os passeios de bugue pelas dunas revelam ao turista cada detalhe da beleza local. A duna do Funil é ideal para a família toda aproveitar os momentos únicos deste paraíso no nordeste brasileiro. A Ilha do Amor, que pode ser apreciada da avenida Beira-Mar, os vilarejos de pescadores e a praia da Tatajuba, ponto de passagem dos 4x4, são outras atrativos. Ainda, descansar em uma rede ou praticar kitesurfe nas águas da Lagoa da Torta e curtir o visual colorido dos cavalos marinhos no Porto de São Mateus são alguns dos demais passeios obrigatórios para um roteiro inesquecível.

Experimente começar esta viagem pela Rota das Emoções, uma aventura com veículo 4x4 com duração de seis dias. O trajeto inicia em Fortaleza, faz uma parada em Jericoacoara e segue pelos estados do Piauí, em Parnaíba, e Maranhão, em Tutoia e Lençóis Maranhenses.

Estes destinos são contemplados pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em