Casimiro de Abreu oferece aventura para noites de lua cheia

Já pensou em poder contemplar as noites de lua cheia no meio de um rio?

  
  

Já pensou em poder contemplar as noites de lua cheia no meio de um rio? Literalmente, isto é possível em Casimiro de Abreu, pelo menos desde que surgiu, na região serrana da terra do poeta, o rafting noturno - descida de bote pelas corredeiras do rio Macaé. Além de poder exercitar um pouco os braços com as remadas, os praticantes do esporte ainda se deliciam com mergulhos durante as paradas nas prainhas da serra e contemplam a mata ciliar, ouvindo os sons da natureza.

A Prefeitura de Casimiro de Abreu é apoiadora da empresa responsável pelo esporte, a Via Nativa Rafting e Expedições, mais conhecida como Canoar. Em todas as luas cheias, turistas e moradores da região buscam a serra para praticar o rafting. “É uma aventura radical e esbanjadora de frisson”, declarou o engenheiro agrônomo, Thiago Michellini.

O músico Fernando Otz, que também já praticou o rafting durante o dia, garante: “Sem dúvida à noite é mais gostoso e dá a sensação de ser mais tranqüilo, pois não conseguimos ver ao certo os desníveis do rio. Quando vemos é porque já passamos mais aquela corredeira”.

O empresário, Gerson Nunes, explica que antes da descida é preciso aguardar a lua aparecer no topo das montanhas a fim de que o rio fique bastante iluminado, já que não são utilizados recursos artificiais. Entretanto, ele informa ser um passeio bastante seguro, pois todos vestem equipamentos de segurança como colete salva-vidas, capacete e tênis, além de receberem instruções e serem conduzidos pelos experientes Elton, Eliézer e Elenildo, que praticam o rafting há cerca de 10 anos e conhecem o rio como o próprio corpo.

Mas antes de a lua dar o ar da graça, ainda tem um momento de concentração, ou melhor, de descontração, antes da descida. Os aventureiros se reúnem no gramado da sede da empresa de esportes e aventura, onde ficam tocando violão e degustando uma cervejinha ou mesmo uma boa água mineral.

Depois, é só se equipar, ouvir as instruções dos “capitães dos botes” (conhecidos também como “Os três és”) e descer aproximadamente cinco quilômetros de corredeiras.

Além do rafting noturno e diurno, a Canoar oferece também esportes como trekking, rapel, escalada, canoagem, entre outros.

Mais informações pelos telefones 2778-1571/ 2774-5550, da Secretaria de Turismo e Eventos ou 2778-2199, da Via Nativa Rafting e Expedições.

Fonte: Secretaria de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu

  
  

Publicado por em