Certificação em Turismo de Aventura começa ainda este ano

A certificação é voluntária, mas a obtenção do certificado ou selo atesta se o produto ou serviço da empresa que o possui segue à risca procedimentos de segurança, sendo um diferencial de mercado.

  
  

Começa no 2º semestre deste ano o processo de Certificação em Turismo de Aventura no Brasil, por meio do Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional e execução da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 172 organizações (170 empresas e 2 Unidades de Conservação) em processo de implementação do Sistema de Gestão da Segurança, com base na norma técnica ABNT NBR 15331, que será a referência para o processo de certificação.

A certificação é voluntária, mas a obtenção do certificado ou selo atesta se o produto ou serviço da empresa que o possui segue à risca procedimentos de segurança, sendo um diferencial de mercado.

Hoje, temos dois organismos acreditados pelo Inmetro - ABNT Certificadora e o Instituto Falcão Bauer. Para obtenção da autorização junto ao Inmetro, estes organismos participaram de um “test drive” ou auditoria testemunho, na qual duas empresas tiveram seus produtos e atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura certificados: Kango Jango, de Socorro (SP) e Alaya Expedições, de Brotas (SP).

Dentre os benefícios da certificação estão: melhor aceitação no mercado, redução de múltiplas avaliações por parte dos clientes, maior credibilidade no mercado nacional e internacional, melhor comunicação com clientes, diferenciação positiva no mercado e proteção contra a concorrência desleal.

Os produtos e atividades de Turismo de Aventura das empresas serão certificados por um Organismo Certificador (OTA) autorizado pelo Inmetro. Este organismo realizará uma auditoria nas empresas e avaliará se seus produtos estão conforme as exigências da norma técnica ABNT NBR 15331 – Sistema de Gestão da Segurança.

As empresas que participarão do processo são aderidas ao Programa Aventura Segura, que abrange ações de qualificação e desenvolvimento do segmento de aventura em 16 destinos nacionais, presentes em 13 estados brasileiros.

Informações no site www.aventurasegura.org.br

Coordenação de Comunicação e Articulação: Stela Maris
stela@abeta.com.br

Fonte:
Assessora de Comunicação: Janaina Zonzin
janaina@abeta.com.br
Tel: 31.9164.5135
Skype: janaina.zonzin

  
  

Publicado por em