Começa o processo de certificação em Turismo de Aventura

Brotas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Bonito e Serra da Bodoquena (MS), Serra dos Órgãos (RJ) e Serra Gaúcha (RS) são os primeiros destinos que recebem a visita do organismo certificador

  
  
ABETA

As empresas aderidas ao Programa Aventura Segura começaram a receber em abril as auditorias que visam a certificação. Elas estão implementando o Sistema de Gestão da Segurança (SGS) desde 2007 e agora se preparam para a visita que avalia se o sistema está em conformidade com a Norma Técnica ABNT NBR 15331 – Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura.

A ABETA conduz o processo de qualificação das empresas, auxiliando-as tecnicamente para que venham submeter-se à avaliação do Organismo Certificador acreditado pelo Inmetro. Conhecida como uma das formas de garantir a conformidade do produto, do serviço e do sistema de gestão de uma empresa ou de pessoa, a certificação hoje é um instrumento de diferenciação, abertura para novos mercados e conquista de clientes. Desde 2007, o segmento do turismo de aventura se aprofundou neste universo e agora começa a obter resultados.

A ABNT Certificadora já esteve em algumas empresas aderidas ao Programa Aventura Segura, entre elas a Quadri Company, localizada em Brotas. “Estávamos melindrados para receber a auditoria, mas ficamos surpresos com a simpatia da dupla”, avalia Ivan Antonio Noccioli, sócio da Quadri Company. O auditor é acompanhado de um especialista e segundo Andrea Reis, também sócia da empresa, os dois estavam muito bem preparados.

Por ser um momento de grande expectativa pela importância que a certificação tem para as empresas, a auditoria por si já provoca certa tensão. Mas Andrea e a Ivan garantem que os profissionais meticulosos e detalhistas fizeram com que o trabalho transcorresse muito bem.

Casa em ordem

Para receber a visita é importante que as empresas estejam atentas para alguns procedimentos que facilitam a auditoria.

Veja algumas dicas da equipe técnica da ABETA:

• Em primeiro lugar, conheça o seu SGS! Defenda o seu sistema e todos os seus componentes. Demonstre que entende o que cada requisito exige, e se preciso for, questione as não conformidades e observações. É muito importante que a pessoa que acompanhará a auditoria conheça bem o sistema.
• O bom SGS é aquele que funciona bem na empresa e não o que o auditor quer ver. Portanto, não se preocupe em convencer o auditor que seus processos e procedimentos são bons ou ruins, mas sim convença-o de que funcionam bem na sua empresa.
• O auditor NÃO é um fiscal. Ele é seu aliado, e tem interesse em que tudo dê certo para a sua empresa. Porém é necessário ter evidências objetivas que cada requisito foi implementado. Portanto, ajude-o a encontrar essas evidências.
• Jamais tente enganar o auditor! Seja muito sincero e honesto SEMPRE! Você só tem a ganhar.

Aproveite bem a reunião de abertura. Tire TODAS as suas dúvidas. Confirme o escopo de sua certificação e o plano de auditoria. Ajude o auditor a definir melhor o plano, pois você conhece melhor que ninguém a sua operação.

Para mais dicas e informações sobre a certificação, acesse o Observatório da Aventura.

Primeiras visitas

As auditorias começaram em abril com as empresas de Brotas - foram quatro empresas auditadas. No Rio de Janeiro, apenas uma empresa foi visitada mês passado e outras duas da Serra dos Órgãos recebem os auditores no final de maio. Na primeira quinzena deste mês foram cinco empresas em Bonito e Serra da Bodoquena e na segunda quinzena serão outras cinco na Serra Gaúcha.

São elas: Alaya, Ecoação, Quadri Company e Território Selvagem (Brotas/SP); Rio Hiking (Rio de Janeiro/RJ); Abismo Anhumas, Buraco das Araras, Estância Mimosa, Hotel Cabanas e Recanto Ecológico Rio da Prata (Bonito e Serra da Bodoquena/MS); Atitude Ecologia e Turismo, Cânion Turismo, Criúva Operadora de Turismo, JM Rafting e Pedra Afiada (Serra Gaúcha/RS) e Gamela Eco Turismo e Lumiar Aventura (Serra dos Órgãos/RJ).

Para saber mais sobre o processo de certificação visite o site do Programa Aventura Segura.

Acompanhe as dicas e noticias do processo no site:
www.observaoriodaaventura.com.br

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em