De Cananeia a Cuzco, no Peru, a trilha de Peabiru revela os mistérios dos índios americanos

A Trilha de Peabiru, que significa “caminho da felicidade”: ligava o litoral brasileiro ao ouro inca.

  
  

Uma trilha caída no esquecimento. Após mais de mil anos como uma das mais importantes vias de comunicação entre os índios sul-americanos, o caminho de Peabiru que liga a cidade paulista de Cananeia a Cuzco, no Peru, volta a empolgar amantes do turismo de aventura.

O ano é 1000 d.C. e o cenário é uma América dominada por índios de diferentes etnias e culturas. Os incas, que habitavam o atual Peu, iniciam uma empreitada incalculável para a época: sair do Oceano Pacífico e chegar ao Atlântico.

Para tanto, era necessário cruzar rios, florestas fechadas, tribos indígenas e a infindável Cordilheira dos Andes. Uma lenda que correria entre o povo, séculos mais tarde, daria conta de que o caminho, na verdade, foi de São Tomé, que surgindo no Atlântico, percorreu a sinuosa trilha até desaparecer no Pacífico. Surgia a Trilha de Peabiru, que significa “caminho da felicidade”: ligava o litoral brasileiro ao ouro inca.

No intuito de recuperar essas e outras histórias da trilha de Peabiru, a BAS, Brazilian Adventure Society, vem apoiando diversos movimentos que possam trazer o caminho de volta ao circuito de turismo de aventura sul-americano.

Durante a Adventure Sports Fair 2011, maior evento de esportes e turismo de aventura da América Latina, a BAS aproveita a presença de delegações do governo argentino, peruano e brasileiro do Vale do Ribeira para promover uma reunião que busque incentivar governos a recuperar a cultura indígena registrada nesses caminhos e retomar o turismo de aventura na trilha. A reunião está prevista para amanhã, às 14h.

Adventure Sports Fair

De volta ao lugar onde nasceu, a Adventure Sports Fair organiza sua 13ª edição na Bienal do Ibirapuera com novidades. O maior evento de esportes e turismo de aventura da América Latina vai movimentar São Paulo entre os dias 11 e 14 de agosto. Dessa vez, as atividades que promovem a cultura da vida ao ar livre estarão no evento simultâneo ao Brazil Sports Show.

Além disso, os empresários Sérgio Franco e Sérgio Bernardi, que idealizaram a Adventure Sports Fair, voltaram a se reunir para organizá-la em 2011.

“O evento revolucionou o mercado de esportes de aventura no país e a cada ano se consolida como um importante momento para atrair novos praticantes, mais empresas e fornecedores”, comentou Franco.

A edição 2011 da Adventure Sports Fair continua com as atrações de sucesso como as atividades interativas, palestras de aventureiros de destaque, pistas off-road para testes de veículos, exposição de roteiros e destinos de aventura, assim como o lançamento de novos produtos para o público.

Já o mercado empresarial também deve ser aquecido durante os dias de Adventure Sports Fair. Isso porque o Outdoor Business, realizado durante o evento, reunirá os representantes das marcas e os empresários do setor com grandes novidades.

No ano passado, a primeira edição do espaço de negócios reuniu 310 compradores, 21 expositores e movimentou mais de R$ 350 mil em vendas, além de gerar uma expectativa de mais de R$ 6,1 milhões em transações futuras.

Idealizada por e para aventureiros, a Adventure Sports Fair mantém-se como referência na promoção dos esportes que estimulam a vida ao ar livre.

Serviço:

Evento: Adventure Sports Fair

Data: 11 a 14 de agosto de 2011

Local: Bienal do Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n - São Paulo

Horário de funcionamento: Quinta e sexta, das 14h às 22h. Sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 20h.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Bianca Notário

  
  

Publicado por em