Direito do Consumidor e Turismo de Aventura é destaque de palestra do Programa Aventura Segura no Paraná

  
  

A segurança em atividades de Turismo de Aventura vai muito além da utilização de equipamentos adequados e da capacitação de condutores. Ser transparente com o consumidor e informá-lo corretamente de todos os procedimentos a serem seguidos em uma atividade de aventura pode parecer uma informação comum, mas nem sempre é tida como regra para muitas empresas. O assunto é tema da palestra “Responsabilidades Legais no Ecoturismo e no Turismo de Aventura”, que acontece no dia 12 de novembro, no Auditório do Sebrae Curitiba – PR (Rua Caeté, 150 – Bairro Prado Velho – Curitiba), às 19 horas.

O evento é uma das ações do Programa Aventura Segura, executado pela ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, em parceria com o Ministério do Turismo e com o Sebrae Nacional. A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail abeta@abeta.com.br. Mais informações pelo telefone 31.3261.5707.

“Entender suas obrigações, seus deveres e direitos, a importância da implementação de um sistema de gestão da segurança que possibilite uma operação segura, pode ser um ótimo diferencial para as empresas de Turismo de Aventura. Pensar um pouco nas responsabilidades ambientais, sociais e econômicas, seja em relação à sociedade ou aos seus colaboradores e clientes”, salienta Vinicius Porto, advogado e um dos responsáveis pela Assessoria Juridica da ABETA.

Segundo o especialista, o consumidor deve ficar atento a uma série de questões ao contratar o serviço de uma operadora de aventura. A preocupação também é voltada para os empresários, sobretudo quando os temas são capacitação e certificação. O termo Gestão da Segurança nos últimos anos passou a ser uma preocupação real de operadores de Turismo de Aventura no Brasil e o processo de melhores práticas tem se destacado com a criação de Normas Técnicas específicas para atividades turísticas de aventura.

Para Vinicius, ações como o Programa Aventura Segura favorecem o desenvolvimento do segmento. “O Programa favorece um ambiente de aprendizado, de troca de experiências e conhecimento, de gestão da segurança, ajudando tanto consumidor quanto empresários e envolvidos a entender melhor seu segmento, suas empresas e negócio, portanto, favorecendo uma melhor compreensão das responsabilidades envolvidas”, finaliza.

SERVIÇO
Palestra “Responsabilidades Legais no Ecoturismo e no Turismo de Aventura”
Data: 12 de novembro de 2008
Local: Auditório do Sebrae Curitiba – PR
Endereço: Rua Caeté, 150
Bairro Prado Velho – Curitiba - PR
Horário: 9 às 12 horas
Entrada franca
Obs) Favor confirmação presença pelo e-mail abeta@abeta.com.br
Mais informações pelo telefone 31.3261.5707

ABETA
Rua Rio Grande do Norte 1560 / sala 401
Savassi - Belo Horizonte – MG
CEP 30130-171
Tels. (31) 3261-5707 / 3227-1678
info@abeta.com.br

Coordenação de Comunicação e Articulação: Marianne de Oliveira Costa
marianne@abeta.com.br

Assessoria de imprensa ABETA
ADSV Comunicação e Marketing: (31) 3221-5566
Carlos Jáuregui (assessor de imprensa): (31) 9931-8088
Viviane França (estagiária de comunicação)
e-mail: imprensa@adsv.com.br e carlos@adsv.com.br

  
  

Publicado por em