Em Socorro acontece o 1º Festival de cinema brasileiro dedicado a filmes de Aventura e Turismo

Primeiro festival de cinema brasileiro dedicado a filmes de Aventura eTurismo, com três eventos para grande público, e coleção mensal de DVDs. == Festival de Cinema FATU - 14 a 16 de dezembro de 2007 - Estân

  
  

Primeiro festival de cinema brasileiro dedicado a filmes de Aventura eTurismo, com três eventos para grande público, e coleção mensal de DVDs. ==

Festival de Cinema FATU - 14 a 16 de dezembro de 2007 - Estância Turística de Socorro

Na Photo Image Brazil -12 a 15 de Agosto de 2008 - 'Pavilhão Imigrantes, São Paulo

Na Adventure Sports Fair - 4 a 7 de Setembro de 2008 - 'Pavilhão Imigrantes, São Paulo

Lançado em 2005, o FATU é o único festival brasileiro dedicado a exibir filmes dos gêneros de Aventura e Turismo. O Brasil tem a Amazônia, o Pantanal, os Pampas, as praias, as florestas, e uma infinidade de locações mais exuberantes do mundo. Contudo, a produção de filmes usando este potencial natural ainda é muito pequena, se comparada com países menores, como, por exemplo, a África do Sul. Curiosamente, enquanto o cinema nacional explora e exporta filmes que mostra a violência das favelas e a miséria da seca nordestina, diversas produtoras estrangeiras vêm ao Brasil em busca do que temos de melhor: as riquezas regionais naturais e humanas, espalhadas por todo Brasil natural. Estes são os gêneros de filmes de aventura e turismo, que o FATU exibe e incentiva.

A aventura se faz no campo, seja em desertos secos, nas profundezas dos oceanos, ou nas alturas, em cenários de tirar o fôlego. E os exploradores humanos sempre registraram o que encontravam em suas viagens, primeiro nas paredes de suas cavernas, depois em forma de mapas desenhados em pergaminhos ou pedaços de couro, evoluindo até as recentes câmeras digitais. Assim, a história do cinema é diretamente ligada à história da aventura, da exploração humana.

Hoje em dia é praticamente certo que cada equipe de aventureiros no campo carrega ao menos uma câmera de vídeo. Acompanhando esta tendência, a terceira edição do FATU Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo dará oportunidade aos aventureiros-produtores mostrarem suas aventuras no Brasil e ao redor do mundo. Cada vez mais as ferramentas para produzir filmes de excelente qualidade estão disponíveis ao usuário comum, que tem uma história para contar, uma viagem a relatar, uma mensagem a transmitir.

Após duas edições durante a feira Adventure Sports Fair, no prédio da Bienal do Ibirapuera de São Paulo, em 2007 o FATU migra para evento próprio na Estância Turística de Socorro, no período de 14 a 16 de dezembro de 2007. Distante apenas 135 quilômetros da capital São Paulo, Socorro foi escolhida por ser um lugar repleto de opções de esportes de aventura, mas com fácil acesso para visitantes de todas as idades e condições de locomoção. A estância tem seis parques temáticos de aventura, e muita natureza.

A terceira edição do festival está com as inscrições abertas até o dia 30 de novembro. Profissionais e amadores podem estar concorrendo a prêmios durante os três dias do festival em Socorro. Os filmes devem ser entregues em fita DVCam ou Mini DV com uma cópia em DVD. Podem concorrer filmes curtas, médias e longa-metragem. As fichas de inscrição estão no site www.aventura.com.br

Além do festival em Socorro, os filmes premiados do Fatu poderão ser vistos na capital São Paulo durante as feiras Photo Image Brazil e Adventure Sports Fair. Eles também são exibidos no Japão, no Nipo Cine Brasil – A mostra ABN Amro de Cinema Brasileiro no Japão. É a natureza do Brasil sendo mostrada em toda sua exuberância. O festival conta com apoio da Prefeitura de Socorro, da Quanta Lighting, feira Adventure Sports Fair, feira Photo Image Brazil, Astron Hotéis e Flats, Ancine e Ministério da Cultura.

  
  

Publicado por em