Gincana de Aventura e Raly á pé são atrações do Ecoadventur

Além de palestras, mesas redondas e painéis sobre ecoturismo, turismo de aventura, desenvolvimento sustentável e esportes de aventura, o FERA, o eixo Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura, do Ecoadventur Litoral Nort

  
  

Além de palestras, mesas redondas e painéis sobre ecoturismo, turismo de aventura, desenvolvimento sustentável e esportes de aventura, o FERA, o eixo Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura, do Ecoadventur Litoral Norte - SP/2007, já programou duas atividades para os visitantes: a Gincana de Aventura, que chega ao segundo ano, e o Campeonato Paulista de Rally a Pé, que debuta no evento.

A Gincana é uma adaptação de uma corrida de aventura e acontece no dia 7 de julho, sábado. O Campeonato Paulista de Rally a Pé levará para Caraguatatuba a etapa final da 18a edição do circuito e será realizado no domingo, no dia 8 do mesmo mês.

Uma corrida de aventura mirim:

Segundo o diretor de prova da 2a Gincana de Aventura, Christian Fuchs, a iniciativa é importante para popularizar os esportes de aventura na região. “Essas práticas fazem com que as pessoas conheçam e entendam melhor o universo da aventura. Sem contar que a cidade de Caraguatatuba ganha visibilidade ao sediar uma competição como essa”, explica.

A Gincana de Aventura terá cerca de 12 km e será composta pelas modalidades caminhada, tirolesa, canoagem, navegação, escalada e teste especial, uma espécie de tarefa surpresa.

“É a chance do público em geral participar de uma prova como essa”, avalia Fuchs. “Os competidores serão constantemente monitorados e, durante o percurso, ofereceremos toda a segurança”, avisa.

As inscrições para a disputa serão gratuitas, não haverá equipamentos obrigatórios e a organização já anunciou que 70 duplas - masculinas, femininas ou mistas - correrão a prova. “Nesse ano, quase quadruplicamos o número de vagas. Na primeira edição, que aconteceu em 2006, tivemos 18 duplas”, comemora o diretor de prova.

A largada da 2a Gincana de Aventura será dada às 11h do dia 7 de julho, a competição poderá durar até 2h30 e os vencedores receberão brindes dos patrocinadores do evento.

A grande final de um circuito:

Além de assistir a sexta e última etapa do Campeonato Paulista de Rally a Pé, os visitantes do Ecoadventur também poderão participar da disputa que terá em média 9,5 km. Para o organizador, Bêni Becker, a competição é multidisciplinar.

“O Rally a Pé envolve contato com natureza, matemática, língua portuguesa, geografia, história e trabalho em equipe”, enumera. “Os atletas, que correm o circuito, conhecerão Caraguatatuba e os moradores do município praticarão um esporte novo que tem a possibilidade de se tornar um ganha-pão”, analisa.

Com as categorias praticantes/máster e iniciantes/turismo, o Campeonato Paulista de Rally a Pé poderá ser disputado por trios, quartetos, quintetos e sextetos masculinos, femininos ou mistos. Ao todo, 45 times participarão da competição que poderá durar entre 3h30 e 4h e terá entre 30 e 40 minutos de descanso.

As equipes deverão cumprir o trajeto através de uma planilha fornecida pela direção da competição (Veja a lista completa de equipamentos obrigatórios seguir).

De acordo com Becker, a prova será composta por trechos no asfalto e na Mata Atlântica e, no último, os competidores enfrentarão riachos, mata fechada e lama. Apesar do percurso não estar definido, a organização já divulgou que a largada e a chegada serão em frente ao Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas, sede do Ecoadventur 2007.

“A disputa começará às 10h do dia 8 de julho e cada equipe largará a cada dois minutos. Os times não sairão juntos no entanto, para manter a regularidade, se basearão em regras de três simples”, esclarece.

A organização do Ecoadventur Litoral Norte - SP/2007 ainda não definiu se a inscrição da atividade será gratuita, mas já adiantou que os vencedores do circuito receberão troféus e brindes. Para mais informações sobre o Campeonato Paulista de Rally a Pé, acesse www.rallyape.com.br

Serviço:

Ecoadventur Litoral Norte - SP/2007
De 5 a 9 de julho
Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas - Avenida Goiás, 187, Indaiá, em Caraguatatuba, São Paulo
Entrada franca

Equipamentos obrigatórios para o Rally a Pé
Cada equipe deverá ter:
1 Bússola
1 Calculadora
1 Caneta
1 Prancheta
1 Relógio Digital
Cada competidor deverá possuir:
1 Par de tênis
Roupas adequadas para a prática de esportes no mato

Fonte: Trópico Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Tiago Fernandes

Tiago Fernandes

04/04/2009 14:27:26
Ola, fazemos parte do Clube Jovem da IASD central em Campos dos Gotytacazes, estamos muito interessado em fazer uma gincana com semelhança a do grupo Ecoadventur. Formando assim jovens interessados nestas modalidades apresentada. Com isso viemos pedir ajuda para montarmos um semelhante, gostaríamos muito de contar com a singela ajuda do grupo Ecoadventur. Des de já agradecemos.
Aguardamos resposta.