Lençóis Maranhenses recebem Oficinas do Programa Aventura Segura em Março

Eventos têm entrada franca e a proposta é debater a importância do associativismo e a segurança no Turismo de Aventura, visando a criação de um Grupo Voluntário de Busca e Salvamento na região. Dand

  
  

Eventos têm entrada franca e a proposta é debater a importância do associativismo e a segurança no Turismo de Aventura, visando a criação de um Grupo Voluntário de Busca e Salvamento na região.

Dando continuidade às ações do Programa Aventura Segura, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura – ABETA, em uma iniciativa do Ministério do Turismo e com o apoio Sebrae Nacional, promove entre os dias 06 e 09 de março, na Casa do Turista (Av. Rodoviária, s/nº - Bairro Boa Fé), em Barreirinhas (MA), as Oficina de Estruturação de Associativismo e de Estruturação do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento – GVBS. O Programa Aventura Segura, iniciado em dezembro de 2005, contempla ações de fortalecimento, qualificação e certificação de empresas e de profissionais em 15 destinos nacionais de Turismo de Aventura. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 31.3227.1678 ou pelo e-mail abeta@abeta.com.br.

Localizado no município de Barreirinhas, no Maranhão, ocupando uma área de 270 quilômetros de dunas que se formam conforme a combinação dos ventos, os Lençóis Maranhenses é um desses destinos. Com área de 155 mil hectares, o destino atrai turistas do mundo inteiro, sendo considerado um imenso deserto constituído por dunas (que chegam a ter 40 metros de altura), mangues, restingas e lagoas.

A Oficina de Associativismo tem como públicoalvo empresários de Turismo de Aventura e de Ecoturismo da região, bem como representantes do poder público e comunidade interessada. Já para a Oficina de Estruturação de GVBS são esperados empresários,condutores, representantes do poder público e de associações e comunidade em geral.

Oficinas

Estimular o associativismo e a operação segura e responsável de atividades, bem como fomentar a discussão entre empresários sobre o associativismo, a profissionalização do turismo e a formalização de empresas são os objetivos da Oficina de Associativismo.

A Oficina de Estruturação do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, ou GVBS, visa auxiliar a organização do grupo. Durante a oficina são definidas as questões de estrutura física para o seu funcionamento, identificação dos coordenadores e membros da diretoria da entidade, além de um trabalho de motivação e mobilização de voluntários. Estão previstos ainda assessoria jurídica para a formalização do GVBS, bem como recurso destinado a aquisição de alguns equipamentos para apoio do grupo. O principal objetivo é aumentar a segurança, atuar na prevenção e otimizar a capacidade de resposta rápida e eficiente a incidentes e acidentes.

SERVIÇO

Evento: Oficina de Associativismo Lençóis Maranhenses

Data: 06 e 07 de março de 2007

Horário: 9 às 18 horas


Evento: Oficina de Estruturação de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento – GVBS.

Data: 08 e 09 de março de 2007

Horário: 9 às 18 horas


Realização: ABETA / MTUR / Sebrae Nacional (Programa Aventura Segura)

Local: Casa do Turista

Endereço: Av. Rodoviária s/nº

Bairro Boa Fé - Barrerinhas - Maranhão

Entrada Franca



Mais informações no site www.abeta.com.br e pelo telefone 31.3227.1678

E-mail: abeta@abeta.com.br

'


Assessoria de Imprensa da ABETA

Sigla Comunicação

Tels: 31.3214.0836 / 3241.6935

'

Jornalista Responsável: 'Janaina Zonzin' (Mtb08908MG)

Cel: 31.9164.5135 / E-mail: janaina@siglacomunicacao.com.br

'

'

'

Assessoria de Comunicação Social

Ministério do Turismo

Tels.: 55 (61) 3321.7055 / 3321-7045

imprensa@turismo.gov.br

www.turismo.gov.br

  
  

Publicado por em