Marchetaria em Remos e Canoas

A Arte da marchetaria, técnica que desenha mosaicos com pedaços de madeira de cores diferentes, é usada na produção de belos remos e canoas pelos catarinenses da Paralelo 28 (em exposiçao na Adventure 2003). As diferentes madeiras coloridas além de atu

  
  

A Arte da marchetaria, técnica que desenha mosaicos com pedaços de madeira de cores diferentes, é usada na produção de belos remos e canoas pelos catarinenses da Paralelo 28 (em exposiçao na Adventure 2003).

As diferentes madeiras coloridas além de atuarem na função estética, são fundamentais na estabilidade aerodinâmica (resistência, peso e elasticidade) das embarcações e remos produzidos em Florianópolis.

A proposta da canoagem é um estilo natural de se relacionar com o mar. Esta é a ideologia motriz de quem produz e compra uma das belezuras naúticas. No mar a pessoa desenvolve um trabalho de aceitação das coisas que ela não controla como o vento, as correntezas, ou o tempo. A pessoa aprende a interagir com o meio ambiente e que não pode controlá-lo.

As árvores utilizadas como por exemplo o cedro, a araucária, o freijó, o jatobá e a caxeta são abatidas e outras mudas são replantadas para pagar a dívida com a natureza. Esta é uma preocupação desse pequeno estaleiro.

Os remos possuem especificidades: a pá mais larga carrega mais água e por isso é indicada para determinadas situações. Ela cansa mais o esportista, mas permite maior velocidade de arranque, o que pode ser uma vantagem. Outra indicação é para fazer `leme`, isto é, direcionar a rota.

Já para uma travessia de expedição para conhecer um lugar com calma, o ideal é uma pá mais fina, para cansar menos e trafegar com menos velocidade. O que determina a pá do remo, segundo Luis Parise, é a necessidade. Depende se é para uma explosão de força ou se é uma rota de resistência.

O capitão da canoa é chamado de leme, esta é uma peculiaridade da prática esportiva. O Luis, mencionou a competição das Sete Voltas que acontece na Guarda do Embaú (Santa Catarina) anualmente.

Mais Informações:
www.paralelelo28.com.br
(48) 237-8171
Luis André Parise

  
  

Publicado por em