No PETAR (SP) paixão pela aventura mobiliza voluntários

Prevenção de acidentes, apoio às ações diversas relacionadas à segurança e a realização de ações de busca e salvamento em atividades de aventura são apenas algumas das atividades desenvolvidas pelo GVBS que atua no PETAR-SP

  
  

Prevenção de acidentes, apoio às ações diversas relacionadas à segurança e a realização de ações de busca e salvamento em atividades de aventura são apenas algumas das atividades desenvolvidas pelo Grupo Voluntário de Busca e Salvamento que atua no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR, localizado em São Paulo.

Formalizado em junho de 2007, o GVBS conta atualmente com 91 membros, de diversas cidades da região. Vamir dos Santos, coordenador do GVBS PETAR, informa que os voluntários são, em sua maioria, monitores ambientais locais e espeleólogos, mas o grupo conta, também, com engenheiros, advogados, professores, biólogos, turismólogos, entre outros. “Temos três médicos e 11 enfermeiros, acredito que essa grande mobilização seja porque todos são freqüentadores e apaixonados pelo parque”, comenta.

O grupo atua, sempre que necessário, nas ações de busca e salvamento através do acionamento de qualquer um de seus membros. Atua, também, preventivamente, com plantões nos finais de semanas e feriados, com uma equipe mínima de seis pessoas.

Vamir dos Santos dâ ênfase ao grau de envolvimento dos voluntários: “todos se deslocam de suas cidades por conta própria e arcam com todas as despesas pessoais. Cumprem uma escala de plantões trimestrais, por um período de dois anos, através de um termo de adesão assinado entre as partes”.

A equipe tem um site próprio, onde o turista de aventura pode se informar sobre o grupo, a equipe integrante, parceiros, notícias e obter informações sobre as principais atividades de turismo da região.

A proposta do Programa Aventura Segura é que cada GVBS funcione nos 16 destinos como um Núcleo de Defesa Civil em seu município dando apoio às outras entidades responsáveis pela segurança pública local. Os grupos são formados por voluntários das mais variadas competências que atuam em total alinhamento com o Corpo de Bombeiros, sendo mais uma contribuição para fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC.

A implantação do GVBS é prioritária em muitos destinos e em áreas onde se pratica atividades de aventura. O grupo tem como objetivo organizar e preparar a comunidade local para promover a prevenção e diminuir o tempo de resposta em casos de acidentes.

Mais informações sobre o GVBS Petar no site www.gvbspetar.org.

_____
Por: abeta

  
  

Publicado por em