Paredões e paisagens amazônicas são atrativos na Chapada dos Guimarães e Alta Floresta

Destinos mato grossenses encantam turistas pelo aspecto amazônico e a diversidade em atividades de aventura

  
  

Situada no estado do Mato Grosso, distante aproximadamente 70 quilômetros de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães recebe este nome devido aos paredões que marcam as bordas do Planalto Central Brasileiro. O tom vermelho-alaranjado destas formações rochosas e as belezas naturais do local transformado em Parque Nacional em 1989 encantam os visitantes e fazem dele um destino completo de ecoturismo e turismo de aventura. Longe dali, distante cerca de 830 quilômetros da capital, Alta Floresta destaca-se por ser uma das portas de entrada para a Amazônia.

Entre as atividades que podem ser praticadas ali estão trekking, rapel e flutuação. Tudo isso em um cenário que combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas de encher os olhos.

Atualmente são cinco atrativos da Chapada que estão abertos à visitação: Mirante do Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Casa de Pedra, Morro de São Jerônimo e Vale do Rio Claro. No Véu de Noiva, uma trilha de 550 metros separa o turista de um visual deslumbrante. Após esta caminhada, lá de cima é possível curtir toda a força da cachoeira que recebe o mesmo nome do mirante.

Para visitar o Circuito das Cachoeiras e a Casa de Pedra do córrego Independência é preciso disposição. O passeio completo pode ter até seis horas de duração e as paradas para banho nas águas calmas das piscinas naturais são as responsáveis por revigorar o aventureiro. Já a Casa de Pedra é uma gruta com vestígios de inscrições rupestres.

Com 800 metros de altura, o Morro de São Jerônimo é um dos pontos mais altos do parque e um dos locais mais indicados para apreciação da fauna e flora locais, enquanto o Vale do Rio Claro é ideal para quem deseja aproveitar o momento na natureza dentro de um veículo 4x4.

Fora da reserva também há muitas belezas. Uma das mais encantadoras é a caverna Aroe Jari, uma gigantesca gruta de arenito com 1.500 metros de extensão e inscrições rupestres. Seu conjunto inclui ainda a Lagoa Azul, de águas transparentes e mergulho proibido.

Também merece destaque a Cidade de Pedra, emoldurada por rochas pontiagudas que remetem a castelos medievais. As formações espalham-se por cânions que chegam a 350 metros de altura em meio a escarpas frequentadas por belas araras-vermelhas.

Já o município de Alta Floresta, a cerca de 830 quilômetros de distância de Cuiabá, se destaca por apresentar o encontro da floresta tropical com o cerrado: ali começa a Amazônia.

A cidade é um dos principais pontos turísticos da região amazônica e conta com boa infraestrutura hoteleira, o que inclui um hotel de selva. Um dos destaques é a pesca esportiva. Além disso, possui rica fauna: macacos, antas, cervos e mais de 400 espécies de aves vivem ali harmoniosamente.

Atrações turísticas não faltam na cidade, já que nela encontra-se o Pólo de Ecoturismo da região norte. O motivo são os inúmeros atrativos únicos e diferenciados: como o Parque Estadual Cristalino, o sítio arqueológico da Pedra Preta, o rio Teles Pires, com a cachoeira de Sete Quedas e corredeira dos Andradas, o Lago Azul, e os rios Cristalino, São Benedito e Azul.

Com uma rica diversidade, realizar turismo de aventura na cidade é quase obrigatório. Arvorismo, rapel, expedições pela floresta, visita a grutas e cachoeiras, canoagem e canyoning (rapel em cachoeira) são algumas das atividades que mais atraem os visitantes.

Estes destinos são contemplados pelo portal Viagem na Natureza (www.viagem-natureza.com.br), desenvolvido para oferecer conteúdo de qualidade sobre dezenas de destinos, parques nacionais e atividades de ecoturismo e Turismo de aventura - tudo reunido para ajudar o turista a desfrutar da natureza brasileira da maneira mais segura e divertida possível.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em

Valéria

Valéria

02/09/2011 20:57:53
Agradeço as matérias que me enviam, fica-se conhecendo tantas belezas que tem o BRASIL, e só voces com essa equipe fantástica para nos proporcionar um trabalho tão belo, responsável.