Pedale entre as belezas do Atacama

Desvende as maravilhas do deserto chileno pedalando há mais de 2.400 metros de altitude com vista para um inesquecível oasis

  
  
Pedale entre as belezas do Atacama

Localizado no charmoso povoado de San Pedro de Atacama, norte do Chile, e em meio a salares, vulcões e belas montanhas da Cordilheira dos Andes, o Tierra Atacama Hotel & Spa oferece aos hóspedes, além de todo o requinte das instalações e serviços, uma forma exclusiva de explorar os mistérios do deserto mais seco e árido do mundo: excursões de bicicleta.

Com duração de 2h30min, a excursão pelas comunidades atacamenhas é uma boa maneira de se aclimatar no primeiro dia de estada. A pedalada parte do hotel e segue até os Ayllus, como são chamadas as comunidades, mais característicos do oásis de San Pedro de Atacama, a 2.400 metros do nível do mar. Esta excursão de nível fácil pode ser realizada tanto no período matutino quanto vespertino.

Aos que já estão mais adaptados com o mundo da aventura, duas excursões de bicicleta de nível médio são boas opções de entretenimento. A primeira delas, Quebrada del Diablo, consiste em um percurso sentido norte pelo rio homônimo, que possui beleza particular por estar seco e apresentar grandes paredes argilosas. O caminho é arenoso e a ascensão é suave, mas constante. Ao final do trajeto, a saída labiríntica desta cordilheira situada a 2.400 metros acima do nível do mar contrasta com o verde do oásis colorido pelas plantações de catarpe. O passeio pode ser realizado tanto pela manhã quanto após o almoço e possui duração de no máximo 3h30min.

Diferentemente da primeira excursão de nível médio, o passeio até a Laguna Cejar segue em direção ao sul. Após sair com as bicicletas do hotel pela manhã, uma vez que o sol intenso do meio dia e o forte vento durante a tarde tornam o período matinal o mais indicado para a atividade, os hóspedes adentram pelo oásis até o Salar de Atacama, a uma altura média de 2300 metros acima do nível do mar. Depois de duas horas de pedaladas, a recompensa. A concentração de sal nestas lagoas é tão alta que a experiência é comparável a banhar-se no mar morto. Assim, a flutuação está garantida. A excursão tem duração de aproximadamente 4h, sendo duas delas pedalando, e o retorno ao hotel é feito de carro.

Apesar de mais curta que a anterior, a excursão ao Vale da Morte é a que possui o maior grau de dificuldade. Os aventureiros seguem em direção noroeste com destino a Cordilheira de Sal. Ao fundo, os vulcões dos Andes enfeitam ainda mais o cenário. Após contemplação das formações rochosas e dunas do Vale da Morte, a descida rumo ao oásis de São Pedro é realizada por caminhos antigos. As subidas e descidas com fortes declives fazem do passeio algo muito similar ao Mountain Bike.

Sobre o hotel
O Tierra Atacama Hotel & Spa une conforto, modernidade e qualidade em todos os serviços, além de uma variada programação.

Para os momentos de descanso e relaxamento, o Uma SPA conta com os melhores tratamentos corporais baseados nos elementos naturais do deserto como areia e sal para esfoliações, barro vulcânico para eliminar as toxinas da pele e uso das ervas locais nas massagens, além de saunas, piscinas e uma jacuzzi.

A decoração do hotel, de extremo bom gosto, respeita a cultura local para preservar a história e tradição dos antigos habitantes da região e conferir um clima ainda mais chileno às dependências. As paisagens que cercam o Tierra Atacama podem ser admiradas pelos turistas em todos os momentos, já que seus 32 apartamentos possuem belas vistas ao deserto e à cordilheira. De todos é possível, ainda, ver o espetacular vulcão Licancabur. À noite, a observação de estrelas é garantida na área externa do hotel, onde há aconchegantes fogueiras para esquentar e curtir o clima.

O ambiente amigável, o ótimo serviço, as delícias culinárias - preparadas com os melhores produtos chilenos - e os novos vinhos da Vinícola Matetic, são, sem dúvida, o convite que faltava para aqueles que sempre desejaram conhecer um dos lugares mais incríveis do mundo.

Fonte: AD Comunicação

  
  

Publicado por em

Roberval A de Oliveira

Roberval A de Oliveira

27/11/2011 20:41:04
Pretendo conhecer!