Reabertura da visitação turística na Lagoa Misteriosa está cada vez mais próxima

Localizada no município de Jardim (MS), a Lagoa Misteriosa é famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida

  
  
Lagoa Misteriosa

Localizada no município de Jardim (MS), a Lagoa Misteriosa, famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida, é a primeira caverna de mergulho do Brasil a ter seu Plano de Manejo Espeleológico aprovado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV e pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - IMASUL.

A Lagoa Misteriosa é uma cavidade de gênese freática inundada, isto é, seus condutos foram formados pela passagem da água, portanto, não possui espeleotemas. A cavidade começa a cerca de 6 metros de profundidade, quando a lagoa abre-se em dois condutos.

Em 2008, o instrutor de mergulho em cavernas José "Tuta" Barroco e uma equipe de mergulhadores realizaram uma expedição para o mapeamento topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa, dentro dos estudos de confecção do Plano de Manejo. A proposta da expedição era o mapeamento da cavidade alagada até os 70 metros de profundidade, onde se concentra a grande maioria dos mergulhos que serão executados pelos mergulhadores visitantes, fornecendo assim subsídios para que a visitação turística ocorra de forma segura para o mergulhador e compatível com a manutenção da integridade do ambiente.

O mapeamento foi tema de reportagem da edição de março da Revista Mergulho

Em 2010, a Lagoa Misteriosa recebeu do IMASUL/SEMAC/MS a Licença Prévia, que aprovou a localização do receptivo e as diretrizes gerais do empreendimento, e a Licença de Instalação que autorizou a instalação do receptivo turístico na Fazenda Lagoa Misteriosa. Para que seja iniciada a visitação turística falta apenas a Licença de Operação, próxima e última etapa do licenciamento ambiental.

De acordo com Luiza Coelho, diretora do empreendimento, a Lagoa Misteriosa não irá oferecer somente mergulho com cilindro: "ofereceremos também as atividades de flutuação e contemplação, e é importante explicar que o mergulho com cilindro terá várias modalidades, para as diversas certificações, e inclusive um passeio de batismo, para quem nunca mergulhou, não tem curso, e quer vivenciar mais esta experiência."

A Lagoa Misteriosa desperta grande curiosidade tanto para mergulhadores experientes, quanto para iniciantes, devido ao desconhecimento exato de sua profundidade. Diversos profissionais já realizaram mergulhos técnicos no local, porém, a marca mais profunda foi atingida em 1998 pelo mergulhador Gilberto Menezes - 220 metros de profundidade. Esse é um dos motivos pelo quais os profissionais do mergulho anseiam pela sua abertura, que pode ocorrer até o final deste ano.

Saiba mais sobre a Lagoa Misteriosa: www.lagoamisteriosa.com.br

Fonte: BonitoWeb.com.br

  
  

Publicado por em