Sertão cearense lucra com turismo de aventura

Empresários de Quixadá fortalecem cadeia produtiva e fazem bons negócios com turismo e esportes radicais Da Agência Sebrae de Notícias Divulgação Região propicia para a prática do

  
  

Empresários de Quixadá fortalecem cadeia produtiva e fazem bons negócios com turismo e esportes radicais

Da Agência Sebrae de Notícias

Divulgação

Região propicia para a prática do vôo livre

Brasília - A região quente e montanhosa do município de Quixadá, no sertão cearense, atrai todos os anos, atletas e esportistas de todo o País. São visitantes que vão em busca da vegetação seca da caatinga e do turismo de aventura, que oferece escalada, vôo livre, rapel, arvorismo, canoagem, motocross e mountain bike. Com apoio do Sebrae, empresários da região uniram forças, se especializaram e agora fazem bons negócios com a atividade no Ceará.

A proprietária do Restaurante Sabores do Sertão, Altani Carvalho, montou um restaurante de comidas típicas, onde são servidos 32 pratos diferentes. Todos os funcionários do lugar receberam treinamentos. Hoje, ajudam na produção da buchada de carneiro, do guisado de capote e da carne de sol, os três pratos mais procurados pela clientela do restaurante.

Além da comida, o município é um dos melhores lugares do mundo para a prática do vôo livre por causa das altas montanhas e dos ventos fortes. O empresário Antônio Carlos abriu o Hotel Fazenda Pedra dos Ventos, para receber os praticantes do esporte que visitam a região. Pensando nos benefícios que a prática de outro esporte, o rapel, poderiam trazer, o ex-oficial do Exército Adão Mazera também abriu seu próprio negócio e criou uma agência de ecoturismo. Esse é o esporte mais procurado e a agência também oferece caminhadas monitoradas.

Apoio

Há dois anos, o Sebrae no Ceará promove ações para apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo e do esporte de aventura nos municípios de Quixadá e Quixeramobim, os dois localizados no sertão central do Estado. O público-alvo são empreendedores de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, transportadoras, guias e artesãos locais. Além de treinamentos e consultorias, a Instituição realiza eventos, promove acesso a financiamento e estimula o associativismo. A meta é dobrar o número de turistas na cidade até o fim do ano.

Neste domingo (25), o Programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), da Rede Globo, apresenta o sucesso desses empresários. O programa destaca como eles aproveitaram as condições naturais do sertão cearense e aprenderam uma boa maneira de gerar lucro e renda para as comunidades locais. Acompanhe o PEGN às 7h30 deste domingo (25), pela TV Globo; na Globo News, às 10h05, na segunda-feira (26); pelo Canal Futura, às 23h, e na sexta-feira (30) às 00h30.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e (61) 2107-9362
Sebrae em Quixadá - (88) 3412-0991

_____
Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Victoria lima

Victoria lima

27/09/2008 10:15:02
precisa de mais fotos...

Frederico Pietro

Frederico Pietro

26/08/2008 09:20:45
Muito interessante essa visão dos cearences, aqui no RN temos uma diversidade enorme de turismo uma delas é a aventura mais ainda pouco explorada.