Turismo de aventura fatura R$ 490 mi e aumenta em 40% a venda de off-roads

  
  

Induzir aventureiros a inundar o corpo de adrenalina é um negócio dos deuses. O turismo de aventura tem crescido cerca de 20% ao ano no Brasil, sendo que até o final de 2008 deverá movimentar R$ 490 milhões de acordo com dados da maior feira de esporte e turismo da América Latina, a Adventure Sport Fair.

Dentro deste cenário, um dos esportes que mais tem se destacado são os ralis. Longas trilhas de terra percorridas com veículos off-road já viraram febre entre jovens acima de 25 anos, geralmente das classe A e B.

Segundo Guilherme Passalacqua, supervisor geral da Eurobike, um dos motivos pelos quais os brasileiros estão adotando os modelos mais robustos é o conceito a que relacionam esses veículos. "Algumas pessoas sentem-se mais seguras, outras acham mais fácil superar obstáculos como ruas esburacadas e há também os que se sentem mais jovens nesses veículos associados a um espírito aventureiro", afirma.

De acordo com a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, de janeiro a agosto deste ano as vendas de off-road tiveram aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2007. A pesquisa aponta que o modelo que mais teve aumento nas vendas foi o Land Rover Defender, que no ano passado vendeu quatro unidades e esse ano disparou para 54.

Alguns concessionários confirmam a pesquisa. Na Eurobike, os off-road representam 40% das vendas, sendo que o modelo mais procurado é o Land Rover Freelander. "Ele representa 50% das nossas vendas pelo custo benefício. Tem um motor muito forte e é completo em acessórios e pode ser encontrado a partir de R$ 132 mil", explica.

Um dos fatores mais interessantes desse movimento é que cerca de 85% dos consumidores compram o veículo pelo conceito da aventura, mas dificilmente sujam seus carros de lama. A tendência desse mercado pegou carona na moda dos crossovers, já apontado pelos executivos de diversas montadoras como a maior tendência nos Estados Unidos. A onda é tão abrangente que se estende para os segmentos de cupês esportivos, minivans e jipões de alto luxo.

Grupo Eurobike - Há pouco mais de oito anos no mercado, o Grupo Eurobike, tradicional no ramo automobilístico, representa as marcas Audi, BMW, Land Rover, Porsche, Toyota e Volvo. No Estado de São Paulo, o grupo tem a loja na capital paulistana, em Campinas, em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Marca presença também em Porto Alegre. | www.eurobike.com.br

_____
Fonte: Fator Brasil

  
  

Publicado por em