Cidade Maravilhosa, cidade de todos

Rio de Janeiro é eleito melhor destino Gay do Mundo

  
  
Cidade de todos: Rio de Janeiro (RJ) foi eleito melhor destino gay do mundo

O Rio de Janeiro é o melhor destino Gay do Mundo. Este é o resultado da votação realizada pelo site TripOutTravel e o canal americano Logo, da MTV, veículos destinados ao segmento LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O anúncio ocorreu na segunda-feira (02), em Boston (EUA), durante a 10ª Conferência Internacional de Turismo LGBT.

Mais de 100 mil pessoas participaram da eleição, e a maioria afirmou que o Rio é a cidade preferida do público LGBT. A cidade venceu cinco concorrentes: Barcelona, Buenos Aires, Londres, Montreal e Sidney.

O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, comemorou o título, e reforçou a posição do Rio de Janeiro como um dos melhores destinos turísticos do mundo.

“Esta é mais uma vitória que vem reforçar a vocação do Rio de Janeiro para receber bem os turistas. O Rio recebe a todos de braços abertos e não seria diferente com o público LGBT. E isso só tende a melhorar. Demos total apoio a campanha de escolha do Rio como melhor destino gay do mundo e queremos cada vez mais atender bem e melhor a qualidade do serviço prestado a este segmento da sociedade”, disse o secretário.

SEGMENTO LGBT

Segundo a Associação Internacional de Gays e Lésbicas (IGLTA, na sigla em inglês), o turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem atualmente no mundo. Dados da entidade mostram que esse mercado representa por ano US$ 54 bilhões nos Estado Unidos, US$ 9,4 bilhões no Canadá e 600 milhões de libras na Grã-Bretanha.

No Brasil, esse público vem ganhando cada vez mais espaço. Em maio deste ano, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e outras 17 entidades governamentais e sociais, lançou o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Confira aqui o plano na íntegra.

O documento é Resultado da 1ª Conferência Nacional LGBT, ocorrida em Brasília em junho de 2008, e traz as diretrizes e ações para a elaboração de Políticas Públicas voltadas para esse segmento, mobilizando o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada na consolidação de um pacto democrático.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em