Incentivo ao Turismo LGBT

Governo Federal e associação do segmento anunciam parceria para divulgação e qualificação de serviços

  
  

O Turismo LGBT ganhou mais força nesta quinta-feira (21). O ministro do Turismo, Luiz Barretto, o presidente da Embratur, Mário Moysés, e o presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRAT-GLS), Almir Nascimento, assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas para a promoção do segmento no Brasil e no exterior. A solenidade aconteceu durante a Feira das Américas – Abav 2010, no Rio de Janeiro.
A parceria prevê ações de apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos do Turismo LGBT, além da qualificação de profissionais que atuam na área. O MTur e a Embratur divulgarão o segmento em feiras nacionais e internacionais de turismo. Está prevista, ainda, a realização de worshops, roadshows e viagens para familiarização de agentes e operadores de turismo. Tudo para aproximar a cadeia turística do nicho.

Para o ministro do Turismo, a iniciativa reafirma a imagem positiva do Brasil no exterior. “O Brasil é um destino de diversidade, hospitaleiro e respeita as diferenças. Temos opções de turismo para todas as idades, crenças e opções”, afirmou. Ainda segundo Barretto, é fundamental investir neste nicho. “Os turistas LGBT movimentam fortemente a economia porque gastam mais que o turista de lazer. A Parada Gay de São Paulo é um exemplo. Atrai milhões de pessoas todos os anos”, disse.

Na avaliação do presidente da ABRAT-GLS, o termo representa um importante passo para as viagens LGBT. “É um momento histórico. Pela primeira vez, teremos apoio para mostrar o nosso segmento aqui no Brasil e lá fora.” Nascimento está otimista e acredita que a cooperação deverá aumentar o número de viagens do setor: “Esperamos, a partir de 2011, um crescimento de 15% a 20%.”
No próximo ano, a parceria possibilitará a participação da ABRAT-GLS em cinco feiras de turismo na Europa.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em