Setur / MG insere novos produtos segmentados nas operadoras diversificando ofertas inclusive para o público LGBT

A iniciativa inseriu definitivamente os roteiros do Estado nas grandes operadoras nacionais, que são as maiores distribuidoras dos produtos turísticos no Mercado Nacional.

  
  
Vista parcial de Ouro Preto, destino que será trabalhado para o público LGBT

Minas Gerais diversifica cada vez mais sua oferta de produtos turísticos no Brasil e no exterior. Por meio do Projeto Minas de Ouro, criado em 2008, e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em parceria com 19 empresas filiadas à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) formataram e passaram a oferecer destinos mineiros segmentados para seus clientes. A iniciativa inseriu definitivamente os roteiros do Estado nas grandes operadoras nacionais, que são as maiores distribuidoras dos produtos turísticos no Mercado Nacional. Em nova fase, o Minas de Ouro agora prioriza a promoção e comercialização dos roteiros.

Reforçando as ações do projeto, a SETUR-MG também firmou parceria com a TAM Viagens que disponibiliza para seus clientes novos produtos mineiros focados em diversos públicos, com o LGBT, por exemplo. O gerente de vendas do segmento LGBT da TAM Viagens, Clóvis Casemiro, é um entusiasta do destino Minas Gerais. “Estive recentemente na Convenção da IGLTA em Toronto, no Canadá, e junto com outras destinos brasileiros “gay friendly” divulguei as cidades históricas mineiras como um destino cultural que acolhe e recebe a comunidade LGBT há muitos anos”, revelou. Durante a 26ª Convenção da IGLTA (Internacional Gay and Lesbian Travel Association), Clóvis Casemiro, foi escolhido Embaixador do Ano pelos serviços prestados aos membros da IGLTA, colocando o nome da associação em destaque no cenário nacional e internacional.

O pacote que a TAM Viagens oferece para esse segmento no Estado se chama “Minas Encantadora” – sete noites, sendo cinco em Belo Horizonte, uma em Ouro Preto e uma em Tiradentes. O preço inclui passagem aérea ida e volta via BH, hospedagem, Translado, passeios e seis almoços. Com essa e outras iniciativas voltadas para o público LGBT, Minas Gerais entrou na disputa por um mercado segmentando que, segundo dados do material informativo da TAM Viagens, abrange 6 bilhões de pessoas diferentes em todo o mundo.

Promoção e comercialização

Os produtos turísticos do Estado formatados por meio do Projeto Minas de Ouro, que abrangem as operadoras nacionais , estão sendo trabalhados continuamente em diversas ações de promoção e comercialização, que visam o aumento do fluxo de turistas. Em 2008, a SETUR/MG promoveu a visita de reconhecimento (FAMTOUR) ao Estado de 96 operadores de turismo nacionais e internacionais. Entre os dias 5 e 7 de junho, um novo grupo de operadores brasileiros chega a Minas Gerais para conhecer os atrativos turísticos do Estado em FAMTOUR, promovido pela SETUR em parceria com a BITO (Brazil Internacional Tour Operator). A Secretaria também teve participação, nos últimos dois anos, em mais de 150 feiras e eventos do turismo nacional e internacional.

Em nível internacional, as ações de Promoção da SETUR têm como prioritários os mercados dos Estados Unidos e Portugal, que com os voos da TAP, Copa Airlines e American Airlines - sem escalas - para Belo Horizonte se tornaram estratégicos para a entrada do turista estrangeiro em Minas. Os resultados são visíveis - em 2008, o número de desembarques de estrangeiros no Aeroporto Internacional de Confins foi seis vezes maior, comparado ao número de 2007, de acordo com as estatísticas da INFRAERO.

Perfil do público LGBT

Uma pesquisa feita pela Insearch, especializada em comportamento do consumidor, com 5.315 gays em 17 estados brasileiros, aponta que eles configuram um grupo de turistas com perfil diferenciado e muito importante para a atividade turística - 40% dos entrevistados gastam mais com lazer do que a média da população; 84% viajam em média 4 vezes ao ano; 36 % já viajaram ao exterior; 57% possuem nível superior e 59% possuem cartão de crédito.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

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