Trade turístico alagoano se prepara para atender o segmento LGBTS

Capacitação mostra características do novo nicho de mercado turístico de Alagoas

  
  
Parada Gay que aconteceu dia 16 de outubro em Maceió (AL). Estado se prepara para receber o público LGBTS

Alagoas desenvolve novo segmento turístico para o público de Lésbicas, Gays Bissexuais, Transexuais e Simpatizantes (LGBTS). E para trabalhar com planejamento e diversificar a cartilha de produtos que o Estado oferece, a Secretaria de Estado do Turismo realiza em parceria com o Maceió Convention um curso de capacitação em atendimento para o turismo LGBTS para os funcionários linha de frente do turismo alagoano. O curso aconteceu hoje, de 8h às 18h no Centro de Convenções.

A capacitação é ministrada pelo diretor de Marketing e Treinamento da Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat), Heitor Ferreira Filho. O diretor afirmou que é muito gratificante participar desse momento de estruturação e planejamento do turismo LGBTS. “A maneira como vocês estão ampliando e divulgando é profissional”, assegura.

Durante o curso, Heitor proferiu uma boa notícia sobre o segmento no Estado. “Pessoal, diante as mídias geradas sobre a capacitação que vocês estão recebendo nesse momento já recebi um solicitação de uma empresa de São Paulo que quer inserir Alagoas para comercializar”, disse. A iniciativa para trabalhar esse segmento surgiu durante algumas rodadas de negócios com operadoras comerciais, de acordo com o diretor de Marketing da Setur-AL, Renato Lobo. “A partir daí colocamos a pauta com o Grupo de Receptivos de Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-AL) e com o Maceió Convention, depois nos posicionamos no cenário nacional com o Ministério do Turismo e Embratur”, explica.

Segundo Renato, a capacitação será importantíssima já que no final do ano o Estado receberá um dos maiores réveillons do Nordeste, com cerca 5 mil pessoas como público. Dentre os participantes, a satisfação foi grande. Para o empresário do restaurante Mar e Cia, Vanderlei Turatti, a maior importância desse curso é levar essa capacitação para os colaboradores que fazem parte do estabelecimento. “Aprender como atender um público novo de trabalho é muito importante, já que a atividade turística é sensível, um atendimento incorreto gera desconforto.

Temos que aprender e nos preparar para receber esse segmento, estou muito feliz por essa capacitação da Setur-AL”, garantiu Henrique Dantas, presidente do Sindicato de Guias de Turismo (Singtur-AL). O Senac, representado por Vicente Barreto, participou do curso e assegurou que a empresa oferecerá um curso também nesse segmento no próximo ano para guias de turismo. “Essa capacitação casou com interesse do Senac”, afirmou.

O encontro contou com a participação de funcionários da hotelaria, como: reservas, eventos, maitre, governança, além de restaurantes, bares, agências de turismo, operadoras, sindicato dos guias e Secretarias de Turismo Municipais.

Fonte: Governo do Estado de Alagoas

  
  

Publicado por em