Florença, Itália - 7 motivos que vão fazer você sentir, viver e se apaixonar por essa cidade

Paisagens extasiantes, sua rica história e tradições, um povo hospitaleiro e uma gastronomia que dá água na boca. Isso é Florença!

  
  
A beleza do Rio Arno, Firenze

Por Eduardo Andreassi

Florença – ou Firenze como os italianos chamam – é a capital da região da Toscana na Itália e mundialmente conhecida pela suas paisagens maravilhosas, tradições seculares, arte, gastronomia requintada, seus vinhos - entre os melhores do mundo - e povo hospitaleiro.

Firenze é rota obrigatória também para os historiadores, arquitetos, amante da alta costura e até dos curiosos. Suas paisagens, o jeito cativante de ser do italiano da Toscana e seus outros atributos já fazem com que começamos a pensar em quando visitaremos essa região.
Nesta cidade nasceram os papas Leão X, Clemente VII, Clemente VIII, Leão XI, Urbano VIII e Clemente XII.

Tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico de Humanidade em 1980, atrai milhões de turistas durante todas as estações do ano. Atrações e estrutura para isso não faltam a essa linda cidade italiana, afinal é um dos destinos mais belos e requisitados da Europa!
Confira.

Estátuas na Piazza della Signoria em Florença na Itália

1 - Uma ''gita'' por Firenze

Região da Toscana

Preparem suas pernas e calçados – a grande dica é andar muito e/ou utilizar tram e ônibus -, respire fundo e embarque nesse passeio pela linda e envolvente Florença, pois é justamente em cada detalhe que estará o grande fascínio. Adquira um mapa no próprio hotel ou no centro de apoio ao turista.

Firenze- Catedral Santa Maria del Fiore - Duomo
Basilica di Santa Maria Novella

Comece pelo centro histórico, passando pela Piazza della Signoria, Duomo, Palazzo Vecchio, Santa Maria del Fiore, Museo di Palazzo Vecchio e muitos outros lugares e termine finalmente na Piazzale Michelangelo, onde é possível admirar todo o centro histórico da cidade, tendo uma visão privilegiada do Rio Arno e de boa parte da cidade.

Outro meio saudável e divertido de conhecer a cidade é locando bicicletas.

Firenze- Locação de Bikes
Firenze -Tram
Catedral de Santa Maria del Fiore

2 - Construções centenárias e um banho de cultura

Uma cidade grande com jeito acolhedor de um vilarejo. É mais ou menos essa a impressão que Firenze passa aos turistas quando andamos em cada viela e observamos as extraordinárias construções dos tempos medievais.
Envolvente e muito conservada, suas edificações são um colírio aos olhos até dos mais desapercebidos. Visitar monumentos, casarões, catedrais, ver pinturas e artistas por todas as partes e termos informações de um lugar que remota centenas de anos, é “tomar um banho de cultura”, literalmente.

Firenze/Arte - In piazza della Signoria una tartaruga gigante

3 - Paisagens, vinhos, gastronomia – Explore essa rica região

Firenze/O verdadeiro Salame Toscano
Deliciosos queijos

Começando pela convidativa e deliciosa capital Firenze, ou vindo de alguma outra região via auto-estrada, ônibus ou trem, o prazer de admirar o cenário será o mesmo.
Ao redor de Firenze, as cidades e comunidades medievais de Siena, Gaiole in Chianti, San Gimignano, Montalcino, Lucca, San Quirico d'Orcia e Pienza - tombadas pela UNESCO e algumas delas pertencentes ao Vale D’Orcia - são atrações obrigatórias para quem quer explorar mais suas tradições e história através das construções centenárias, ruas e vielas de séculos passados.

Seus queijos, o azeite, o salame de Cinta Senese, doces tradicionais, massa e até sorvetes contribuem para a qualidade – e fama - gastronômica que a região possui. Estamos falando de tradições seculares!

Em seus “negozi” da região (lojas) – o café italiano é servido em uma dose muito pequena, porém tão saboroso quanto os doces de nomes desconhecidos - são doces da província e muito deles do início do século, ou antes. Seus queijos e salames maravilhosos harmonizam muito bem com os famosos vinhos da região – Orcia, Rosso e os reconhecidos Brunello de Montalcino.

Firenze - Vinhos

Fechando com chave de ouro, temos o famoso e tradicionalíssimo Pici - de origem medieval e Toscana, que pode receber outros nomes em regiões diferentes da Itália, mas o modo de preparar é o mesmo. Feita com farinha de trigo, água e sal, não leva ovos como a maioria das massas italianas. Trabalhada à mão, é enrolada feito uma massinha com resultado final bem rústico e espessuras diferentes. Delicioso!

Firenze - Pici - Massa muito tradicional e secular na região

4 - Indo às compras

Na Itália, os grandes estilistas têm lojas espalhadas por todo canto. Andando pelo centro de Florença, grandes nomes chamam às compras: Gucci, Armani, Versace, Prada, Dolce & Gabbana, Valentino...Assim como em Roma e Milão, Florença oferece uma vasta opção de lojas de grife e muitas da própria região, não devendo nada em qualidade e bom preço se comparado à capital da Itália e a capital da moda. Vale a pena!

Firenze
Firenze
Palazzo Vecchio, um dos pontos turísticos mais importantes de Florença

5 - O berço do Renascentismo

Florença é o berço do Renascimento e ponto obrigatório para amantes da arte, sendo considerada a "pérola da Toscana", um local de peregrinação obrigatório para todo entusiasta da cultura e história europeias.

A Praça Della Signoria em Florença é considerada um museu a céu aberto
Na Praça Della Signoria - Perseu segurando a cabeça da Medusa, de Cellini
A arte está espalhado por todos os cantos de Florença

Seu auge acontece entre os séculos XV e XVI, atraindo nobres escritores e pensadores como Dante Alighieri, Galileu e Maquiavel, mas foi nas artes de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Donatello que se tornou glorificada

6 - Ponte Vecchio em Florença

Firenze - Ponte Vecchio, um dos símbolos de Florença. A ponte sobre o Rio Arno é a mais antiga da cidade, data de 1345

Não deixe de visitar a famosa Ponte Vecchio. Um dos principais símbolos de Florença, foi construída em 1345 sobre o Rio Arno. Ao seu redor estão diversas construções que datam desde o século XVI. Além das lojas e de toda a paisagem espetacular, vários artistas de rua se apresentam todos os dias. A noite o ar romântico prevalece e andar sobre ela se torna o passeio perfeito para casais.

Firenze - Visão de quem está na Piazzale Michelangelo

7 - Piazzale Michelangelo

Um lugar que se tornou um ponto turístico por causa de sua vista . Esta é uma praça que fica um pouco afastada do centro turístico, em uma região bem alta da cidade, e de lá é possível ter uma vista incrível de Florença e de seus principais pontos turísticos. Tente ir de tarde para pegar o pôr do sol. Fantástico.

Dedicado a Michelangelo

Quando ir a Florença – Estações do ano

Florença mostra suas belezas e encantos em qualquer época do ano, atraindo milhares de turistas.

Primavera - 20 de março a 20 de junho
Verão - 21 de junho a 22 de setembro
Outono - 23 de setembro a 21 de dezembro
Inverno - 22 de dezembro a 19 de março

Como circular

Definitivamente a melhor opção é conhecer Florença a pé. Boa parte do Centro é plano e as principais atrações, opções de refeições e hospedagens encontram-se por ali. Poucas quadras separam o Duomo da Piazza da Signoria e esta da Accademia.
A cidade conta com ótimo transporte público, dispondo de Tram, ônibus e locação de bikes.

Como chegar

Vôos nacionais e internacionais, incluindo das companhias de baixo custo, chegam em dois aeroportos. O Aeroporto Galilei (www.pisa-airport.com) fica a 1 quilômetro de Pisa e conta com parada de trem, além de ônibus que o ligam à estação de Florença. O Aeroporto di Firenzi (www.aeroporto-firenze.it) fica a 5 quilômetros da cidade e é ligado ao Centro ou à estação de ônibus Santa Maria Novella.
Uma das maneiras mais fáceis de chegar a Florença é de trem (www.trenitalia.it). Os serviços ferroviários italianos são bastante confiáveis. O terminal ferroviário Santa Maria Novella fica bem no Centro, próximo à igreja de Santa Maria Novella e a apenas uma quadra do terminal de ônibus.

Dicas

Uma das maneiras mais gostosas de desbravar a Toscana é de carro. Consulte locadoras locais ou mesmo a Rentcars.
Faça o seguro viagem. Ele é obrigatório para entrar na Itália e Europa. Consulte seu corretor.
O horário do comércio, em geral, é de 9h30 às 19h. No verão, no entanto, o horário pode ser esticado um pouquinho. Algumas lojas fecham durante o almoço e só reabrem após as 15h.
Caso for locar um automóvel é necessário ter a Carteira de Habilitação Internacional (PID). Consulte o DETRAN.
O fuso horário da Itália em relação ao Brasil é de 4 horas a mais. No nosso horário de verão, a diferença cai para 3 horas. No horário de verão deles, que na verdade começa na primavera, a diferença aumenta para 5 horas.

Informações

Turismo na Toscana

Toscana Promozione Turistica
IT & Comunicazione | Toscana Promozione Turistica
Via Vittorio Emanuele II 62/64 - 50134 Firenze
F: 055 46 28 085

www.toscanapromozione.it | TPT magazine
Facebook | Twitter @redazioneTPT


Eduardo Andreassi
Jornalista e Fotojornalista
Contato: edu_andreassi@hotmail.com
Site :
www.eduardoandreassi.com

Instagram: @eduandreassi
Facebook: /eduandreassi

Copyright 2017 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em