África do Sul mostra ao Brasil sua experiência em turismo

Sebrae, Grupo Santander do Brasil e embaixada sul-africana realizarão o seminário: O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso África do Sul em São Paulo, Brasília e Salvador

  
  

O setor de turismo sul-africano é referência mundial, especialmente nos segmentos de turismo de aventura e ecoturismo. É também uma das cadeias produtivas mais relevantes da economia da África do Sul. O país africano e o Brasil possuem semelhanças consideráveis em relação ao potencial natural e as práticas de turismo que envolvem comunidades e geram desenvolvimento local.

O conhecimento acumulado pela setor de turismo da África do Sul é vasto na exploração sustentável de seus parques nacionais e de suas paisagens exuberantes, seja na recepção de visitantes seja na interação com a indústria e produção cinematográfica. No próximo ano, o país demonstrará ao mundo sua excelência na realização de megaeventos, pois será sede da Copa do Mundo 2010.

A experiência e as práticas do setor de turismo sul-africano serão tema do seminário 'O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso África do Sul'. Promovido pelo Sebrae, Grupo Santander do Brasil e embaixada sul-africana, o evento ocorrerá em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Salvador (BA) e é direcionado a profissionais e especialistas das áreas pública e privada do setor de turismo nacional.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelos seguintes telefones e e-mails: 0800-744-7040 (SP); (61) 3362-1700 e 0800-570-0800 (Brasília) e gcallcenter@df.sebrae.com.br; contato@mobileprodutora.com.br (Salvador). As vagas são limitadas.

“Esse seminário faz parte da ação de disseminação das experiências geradas pelo projeto de benchmarking Excelência em Turismo, a exemplo do seminário sobre Nova Zelândia, realizado no ano passado. Agora trazemos a experiência da África do Sul, país visitado por uma das missões técnicas do projeto“, explica Dival Schmidt, coordenador nacional da carteira de projetos de turismo do Sebrae Nacional. As unidades do Sebrae em São Paulo, Distrito Federal e Bahia são co-realizadoras do evento, ressalta Dival. A Associação Brasileira de Turismo de Aventura (Abeta) é apoiadora do seminário.

No ano passado, o seminário sobre o turismo da Nova Zelândia contou com a participação de cerca de 700 pessoas nas três capitais. Segundo o coordenador, este ano são aguardados 800 participantes.

“Queremos nos espelhar em bons exemplos para estimular o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros e a conscientização e educação em prol do turismo responsável”, afirma Júlio Bin, superintendente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis do Grupo Santander Brasil.

O seminário sobre a experiência da África do Sul terá duração de um dia e abordará práticas rurais e urbanas e que contam com o envolvimento das comunidades locais no turismo, como o que ocorre em Soweto - The Cradle of Humanity e o Museu do Apartheid. Planejamento da sustentabilidade nos parques nacionais, preparação da infra-estrutura para a Copa do Mundo 2010, turismo de luxo e aventura, programas de treinamento e captação de recursos serão apresentados por especialistas renomados do setor no país, como Naledi Nkula, diretor de desenvolvimento de turismo de negócios da África do Sul e Karen Waterston, diretora da Eco Imagination Tourism, entre outros.

Outros temas que integram a programação do seminário: meios de hospedagem sustentáveis (Bed & Breakfast, busch camps às acomodações de luxo); e a influência da indústria cinematográfica local no desenvolvimento do turismo na África do Sul.

Na capital paulista, o seminário será realizado no auditório do Banco Real (Avenida Paulista, 1.374, 3º andar). Em Brasília, será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. E em Salvador, no Centro de Convenções da Bahia. Todos contarão com tradução simultânea.

Excelência em Turismo

O Excelência em Turismo foi idealizado e iniciado em 2005 e já promoveu 13 viagens técnicas internacionais, das quais participaram cerca de 170 empresários e profissionais do setor. Em cada país visitado, os integrantes das viagens conhecem os destinos selecionados por segmento (aventura, ecoturismo, cultural, roteiros, de negócios, mergulho, eventos, etc) e interagem com empresários, profissionais, consultores e autoridades locais.

Ao retornar, os participantes repassam o conhecimento adquirido para o trade de turismo ao qual pertencem, de acordo com exigência do projeto. Este ano, o Excelência em Turismo realizará mais quatro dessas viagens, com os mesmos objetivos. Entre os países já visitados pelo projeto destacam-se: Costa Rica, Peru, México, Nova Zelândia, Espanha, Argentina, Estados Unidos e Portugal.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7238 e 2107-9362 www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em