Arquipélago fluvial tem Castelos e até ilhota com apenas um casebre; Veja fotos

Localizadas na divisa dos EUA com o Canadá, as 'Thousand Islands' ficam ao longo de 80km no Rio São Lourenço. O arquipélago ganhou fama mundial por suas grandes ilhas com castelos e ilhotas com apenas um casa

  
  
O arquipélago é famoso por suas grandes ilhas com castelos e ilhotas com apenas um casa

Já pensou em morar sozinho numa ilha? Pode parecer coisa de cinema, mas na América do Norte é possível. Localizado no Rio São Lourenço, o Arquipélago Thousand Islands (Mil Ilhas, em português) é destes locais perfeitos para quem gosta de tranquilidade e odeia vizinhos fuxiqueiros. Na realidade, alguns moradores destas ilhas nem possuem vizinhos, pois não há espaço para mais de uma residência.

Situado na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, o Arquipélago é formado por exatas 1864 ilhas e não somente por "mil" como sugere o nome. Com tantas porções de terras espalhadas pelo Rio São Lourenço ficou acordado que seriam consideradas oficialmente ilhas apenas os trechos que permanecessem o ano inteiro fora d'água e tivessem ao menos uma árvore. Com isso, vários pequenos pedaços de terra não entraram na listagem oficial do arquipélago.

Uma das características mais singulares de Thousand Islands é o tamanho de cada uma das ilhas que variam entre poucos metros até mais de 120 km². A maior de todas é a Wolfe Island que possui 29 quilômetros de extensão e uma população de 1,4 mil pessoas. Já no lado oposto da lista está a ilhota "Just Room Enough" que devido ao seu tamanho só comporta uma pequena casa com uma simbólica árvore ao seu lado.

Considerada como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde 2002, a região faz parte do Parque Nacional São Lourenço. Com castelos, mansões e casas simples, as ilhas também possuem hotéis para que os turistas possam curtir um pouco deste paraíso. Durante o verão, a temperatura média é de 20ºC e no auge do inverno atinge -5ºC. Por isso, o período ideal para visitar o arquipélago é durante os meses de abril e setembro.

Por ser uma área rasa com muitos sedimentos e grandes rochas espalhadas pelo leito do rio, o local possui diversos naufrágios que fazem a alegria dos mergulhares. Considerada um dos melhores pontos de mergulho em rios dos Estados Unidos devido a pureza d'água, a região recebe centenas de mergulhadores profissionais e amadores em busca das belezas submersas.

Famosas no eixo turístico Canadá-EUA, as Thousand Islands começaram a ganhar destaque entre os brasileiros apenas nos últimos anos. Seja pela beleza da região ou pela singularidade de mansões isoladas dentro de uma ilha no centro de um rio, o local entrou de vez na rota dos turistas brasileiros.

Mapa


.

Confira fotos da Thousand Islands, ou "Mil Ilhas"

Considerada um dos melhores pontos de mergulho em rios dos Estados Unidos devido a pureza d'água, a região recebe centenas de mergulhadores anualmente

.

Localizado no Rio São Lourenço, o Arquipélago Thousand Islands (Mil Ilhas, em português) é destes locais perfeitos para quem gosta de tranquilidade e odeia vizinhos fuxiqueiros

.

O período ideal para visitar o arquipélago é durante os meses de abril e setembro

.

Considerada como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde 2002, a região faz parte do Parque Nacional São Lourenço

.

Localizadas na divisa dos EUA com o Canadá, as 'Thousand Islands' ficam ao longo de 80km no Rio São Lourenço

.

Famosas no eixo turístico Canadá-EUA, as Thousand Islands começaram a ganhar destaque entre os brasileiros apenas nos últimos anos

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Quirinópolis

Quirinópolis

31/10/2014 09:24:40
Esta reportagem mostra o nível cultural de países de primeiro mundo, onde se investe em lazer e turismo. Portanto, devemos aprender e dar mais valores as nossas riquezas. Acorda Brasil, Acordem Protetores Ambientais. A maior conservação é o uso consciente.

Lúcia Acyole

Lúcia Acyole

31/10/2014 09:05:56
Lindo fantástico pensei que não existia lugar assim. Chorei de felicidades.
Lindo, lindo, lindo.

Maxsuel

Maxsuel

31/10/2014 08:56:10
O local é realmente lindo e paradisíaco!

Stefan Santuche Checcato

Stefan Santuche Checcato

31/10/2014 08:46:07
Lugar maravilhoso! É quase inacreditável as casinhas na ilhotas! Pura tranquilidade.

Monteiro

Monteiro

31/10/2014 08:19:30
Gostaria de saber qual o destino dos resíduos produzido pela população? Porque se fosse no Brasil provavelmente este rio não existiria mais.

Chapolin

Chapolin

31/10/2014 08:08:27
cComo é que funciona a rede de esgoto, qual o tratamento, acredito que não deve ser descatado no rio são lourenço?

PB

PB

31/10/2014 00:23:09
NAO PRECISA NEM MORAR EM UMA ILHA DESTAS PARA SE SENTIR NO PARAISO PAZ E TRANQUILIDADE, O CANADA INTEIRO É UM PAIS TRANQUILO.

VIVO AQUI DESDE 89 E AINDA NAO ME ACOSTUMEI COM TANTA TRANQUILIDADE, JA RODEI VARIAS PROVINCIAS DO CANADA E É TUDO IGUAL.
BELAS CASAS, PARQUES, TRANQUILIDADE, RESPEITO SO CICLISTA , RESPEITO AO PEDESTRE RESPEITO A NATUREZA , MUITO BOM VIVER AQUI

CLARO QUE TUDO TEM SEU PRECO E NADA É PERFEITO , O INVERNO AQUI É LONGO DURA 6 MESES O FRIO INTENSO DE JANEIRO A FEVEREIRO CHEGA ATÉ MENOS 45 ABAIXO DE ZERO , MESMO ASSIM VALE A PENA PELA TRANQUILIDADE E SEGURANCA QUE O PAIS OFERECE E ELA OTIMA QUALIDADE DE VIDA

Rosangela

Rosangela

30/10/2014 23:25:54
Parece ser uma ilusao de ótica, lindo!

Eleonora Rombola

Eleonora Rombola

30/10/2014 23:18:32
Acho que deve ser a 8 maravilha do mundo.

Jacques Nascimento

Jacques Nascimento

30/10/2014 22:29:08
Em Agosto/2014, eu, minha familia e parentes do Brasil, tivemos a oportunidade de visitar 1000 Islands como parte de nosso roteiro de ferias ate Quebec - Canada, ficamos apenas 1/2 dia e fizemos um tour de barco que foi maravilhoso, infelizmente nao tivemos oportunidade de visitar o castelo da familia Boldt, porem estamos planejando retornar novamente no verao de 2015, pois eh proximo de nossa residencia. Essa eh uma boa opcao para quem esta visitando Toronto ou Montreal que fica +/- 3 horas de carro, nao ha necessidade de entrar nos Estados Unidos, pois ha passeios saindo do Canada. O castelo fica no lado Americano e nao tenho certeza se ha exigencia de visto Americano quando se parte do Canada.