Belize é opção de destino ensolarado neste inverno

Com trilhas de beleza exuberante, ruínas maias e florestas tropicais, Belize chama atenção dos apaixonados por destinos quentes.

  
  
Belize oferece inúmeros atrativos como as praias de águas cristalinas, florestas tropicais e grandes cavernas. Na foto, a Ilha Ambergris

Para quem quer fugir do frio do inverno que chegou à maioria das cidades brasileiras, alguns destinos no exterior são surpreendentes, tanto pelo clima mais quente quanto por inúmeras atrações para todos os tipos de turista.

Há quem prefira praia e há quem queira se aventurar em trilhas e cachoeiras. A dica é Belize, um país que tem ilhas de exuberante beleza, ruínas maias e florestas tropicais.

As águas cristalinas do Belize abrigam a maior Barreira de Corais do Hemisfério Ocidental e a segunda maior do mundo atrás da Grande Barreira de Corais da Austrália

O pequeno país cuja capital é Belmopan foi colonizado pelos ingleses e está localizado na América Central, limitado ao norte pelo México, ao sul e a oeste pela Guatemala e ao leste pelo Mar do Caribe.

Belize oferece inúmeros atrativos como as praias de águas cristalinas, florestas tropicais, manguezais, grandes cavernas e sítios arqueológicos. Além disso, tem a hospitalidade do povo, a música e a gastronomia variada com destaque para os frutos do mar e pratos picantes.

As águas cristalinas do Belize abrigam a maior Barreira de Corais do Hemisfério Ocidental e a segunda maior do mundo atrás da Grande Barreira de Corais da Austrália. Outra atração muito procurada é o Buraco Azul, um paraíso para os mergulhadores.

É também em Belize que fica o povoado de San Pedro na Ilha Ambergris, palco de inspiração da Madonna para compor a música “La Isla Bonita” nos anos 80. E não foi só a pop star que se encantou com o lugar, o ator Leonardo Di Caprio comprou uma das ilhas de Belize. Aposto que você vai concordar com os dois famosos.

San Pedro e Ilha Ambergris

Pôr-do-sol em San Pedro.

San Pedro é o maior povoado da Ilha de Ambergris, a maior do país. O que encanta é o ar de vila com casinhas de madeira colorida e algumas ruas de areia. É nesta parte da ilha que ficam as lojas, os restaurantes, bares e hotéis. Além da bicicleta, os principais meios de locomoção pelas ruas de areia e paralelepípedo, para quem não quer andar, são os carrinhos de golfe e as scooters.

Uma famosa atração da ilha é a barreira de corais ao longo da costa de fácil acesso, um convite para se divertir mergulhando com snorkel. Mas, existem inúmeras atividades esportivas para se praticar fora o mergulho como a pesca, vela, windsurfe, jet-ski, ciclismo.

Uma caminhada em meio à natureza para observar as aves e as ruínas Mayas também é um bom programa, ideal para fazer com guias locais. Uma parada em um dos vários píeres que avançam sobre as águas coloridas e cristalinas para apreciar as belezas do mar e o pôr-do-sol, é obrigatória.

Buraco Azul

O Buraco Azul possui cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade e está localizado a aproximadamente 80 km do continente através do Atol de Lighthouse

O Grande Buraco Azul, com cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade, está localizado a aproximadamente 80 km do continente através do Atol de Lighthouse.

O local foi eleito por Jacques Cousteau como um dos 10 melhores lugares para mergulhar no mundo. O círculo impressiona à primeira vista, pois parece um buraco negro. Mas o contraste das cores das águas transparentes ao redor, logo deixa os visitantes à vontade para mergulhar sem medo e apreciar as estalactites da caverna submersa, os corais, peixes, tubarões e tantas outras espécies marinhas. É seguramente um passeio mágico.

Xunantunich

Pirâmide Maia - Xunantunich.

O sítio arqueológico de Xunantunich fica cerca de 130 km a oeste de Belize City, nas proximidades da cidade de San Ignacio. Xunantunich significa “Mulher de Pedra” na língua Maya, referente a uma mulher de pedra e olhos de fogo sempre vestida de branco que aparecia nas escadas de pedra de El Castilho, a pirâmide mais famosa do lugar com 40 metros de altura. Lendas à parte, o sítio arqueológico impressiona pelos monumentos espalhados por praças numa área de aproximadamente 2,6 km2 e as belas vistas que alcançam, inclusive, a Guatemala.

  
  

Publicado por em