Brasileiros no exterior receberão SMS com números dos consulados

Os primeiros a receberem a mensagem serão os brasileiros que forem para Portugal e Espanha.

  
  

Uma parceria entre a Anatel e o Ministério das Relações Exteriores, contando com a colaboração das prestadoras de telefonia móvel, possibilitará o início de um projeto piloto de envio de mensagens para os brasileiros em viagem ao exterior.

Ao chegar ao destino, eles receberão, a partir de hoje, SMS informando os números de telefones dos consulados brasileiros.

O projeto-piloto "SMS de boas vindas" foi uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores para facilitar o contato dos cidadãos brasileiros, em casos de emergência, com os consulados dos países visitados.

Os primeiros a receberem a mensagem serão os brasileiros que forem para Portugal e Espanha. Após avaliação dos órgãos envolvidos no projeto, o projeto será implementado em outros destinos.

As representações brasileiras nesses países realizarão monitoramento sobre a quantidade de chamadas para os consulados, de modo a avaliar a efetividade do projeto-piloto.

As prestadoras que aderiram à iniciativa foram Claro, Oi, Tim e Vivo. Se outras empresas tiverem interesse, poderão aderir à campanha posteriormente.

As centrais de atendimento das prestadoras de telefonia móvel e da Anatel estão preparadas para dar orientações aos usuários sobre o projeto.

As mensagens terão o seguinte conteúdo:

- Espanha:

Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada.

- Portugal:

Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +351962520581 ou +351917531654. Essa ligação será tarifada.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Anatel

  
  

Publicado por em