Caminhando contra o vento

Caminhar sob o brilhante céu de brigadeiro do Atacama, entre vales, dunas e labirintos de pedras, é uma experiência incrível e transformadora

  
  
Tierra Atacama

Caminhar sob o brilhante céu de brigadeiro do Atacama, entre vales, dunas e labirintos de pedras, é uma experiência incrível e transformadora. O gigantismo das formações rochosas, os cristais de sal que surgem ao longo das trilhas e as ótimas explicações dos guias do Tierra Atacama Hotel & Spa fazem das excursões a pé um programa imperdível.

Apesar de ser em um deserto, as caminhadas são agradáveis e o calor passa despercebido. A inexistente umidade do ar não permite a formação de suor nem sensação de abafamento, por isso o cuidado deve ser redobrado porque é fácil desidratar. Com garrafa de água nas mãos e disposição nas pernas, escolha o roteiro e bom passeio.

Com nível de dificuldade fácil, o roteiro Cornijas dura de duas horas e meia a três horas e meia, segue por uma velha estrada para Calama e começa com a visita a sítios arqueológicos e a observação dos incríveis vulcões da região. Com altitude em torno de 2600 metros, o passeio desce por uma enorme duna até o Vale da Morte.

Outra opção é o Desfiladeiro Kari. Partindo do hotel de van, o grupo segue o Mirante Kari, a 2.550 metros de altura. De lá, são de duas a três horas de caminhada observando a ação milenar da água, do vento e de temperaturas extremas na formação desse desfiladeiro único. O passeio segue entre os leitos de argila seca, cálcio e carbonato, de formações rochosas de calcário e termina em uma área semelhante a um labirinto.

Na também fácil Rota Purilaktis, são duas horas de van até o ponto de desembarque, a 3 mil metros do nível do mar na Serra de Domeyko. A caminhada inicia ao longo de uma pequena ravina que se abre para grandes formações rochosas marcadas por petroglifos. Depois de uma ligeira inclinação, o grupo chega ao Vale Matancilla, onde almoça antes de voltar ao hotel.

Para aqueles com mais fôlego, o hotel oferece passeios com níveis de dificuldade média e durações que variam de 2 a 7 horas, indicados para quem busca aclimatação à altitude. No roteiro para a Garganta do Diabo, são cerca de três horas andando a 2.450 metros de altitude. O grupo caminha pelo leito seco de um rio através de formações de calcário e prossegue ao longo de uma rota de caravanas antigas, onde se avistam gravuras que mostram a primeira atividade comercial na área. A aventura termina no antigo povoado conhecido como Vilama.

Na visita ao Vale Guatin, outro roteiro de dificuldade média, acontece a confluência de dois rios, um proveniente do aquecimento de águas termais do Rio Puritama, e o outro é o Rio Purifica, cujas águas são provenientes da Cordilheira dos Andes. Esta combinação única de água quente de primavera térmica e do degelo da montanha fria e clara dá origem ao novo rio, que abriga o ecossistema único do Canyon Guatin.

Já a rota Gatin/Puritama é melhor aproveitada pela manhã devido às alterações de temperatura. A caminhada começa a uma altitude de 2.800 metros, numa subida constante através do vale repleto de rochas ígneas das explosões vulcânicas do passado. Ao chegar às Termas de Puritama, oito piscinas de águas mornas e límpidas recebem os caminhantes para um revigorante mergulho.

Outro que vale a pena incluir no roteiro dos viajantes é a caminhada ao Vulcão Toco. Depois de uma hora e meia de viagem em uma confortável van do hotel chegamos a uma altura de 5.100 metros, onde começa a aventura rumo ao topo com aproximadamente 5.600 metros de altitude. No cume é possível desfrutar da vista do lado boliviano e da charmosa Laguna Blanca e toda a região do Salar do Atacama. Uma oportunidade inesquecível!

Mais informações em www.tierraatacama.com

Sobre o hotel
O Tierra Atacama Hotel & Spa une conforto, modernidade e qualidade em todos os serviços, além de uma variada programação.

Para os momentos de descanso e relaxamento, o Uma SPA conta com os melhores tratamentos corporais baseados nos elementos naturais do deserto como areia e sal para esfoliações, barro vulcânico para eliminar as toxinas da pele e uso das ervas locais nas massagens, além de saunas, piscinas e uma jacuzzi.

A decoração do hotel, de extremo bom gosto, respeita a cultura local para preservar a história e tradição dos antigos habitantes da região e conferir um clima ainda mais chileno às dependências. As paisagens que cercam o Tierra Atacama podem ser admiradas pelos turistas em todos os momentos, já que seus 32 apartamentos possuem belas vistas ao deserto e à cordilheira. De todos é possível, ainda, ver o espetacular vulcão Licancabur. À noite, a observação de estrelas é garantida na área externa do hotel, onde há aconchegantes fogueiras para esquentar e curtir o clima.

O ambiente amigável, o ótimo serviço, as delícias culinárias - preparadas com os melhores produtos chilenos - e os novos vinhos da Vinícola Matetic, são, sem dúvida, o convite que faltava para aqueles que sempre desejaram conhecer um dos lugares mais incríveis do mundo.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em