Castel Gandolfo: A Vila dos Papas

Castel Gandolfo é uma típica vila italiana. Com pouco menos de 7mil habitantes a região conquistou os Papas dos últimos 400 anos e com certeza irá conquistar você! Além disso, os visitantes ainda podem experimentar o mesmo leite que os papas tomam

  
  
Castel Gandolfo: residência oficial onde o Papa Emérito Bento XVI ficará até se mudar para o Vaticano

Castel Gandolfo é conhecida como a vila dos Papas. É nesta região da Itália que os líderes da Igreja Católica costumam se hospedar ao longo do verão, durante suas férias. Porém, o Papa Francisco ainda não está descasando, quem está neste pedaço do paraíso é o Papa Emérito Bento XVI.

A pequena Castel Gandolfo é uma típica vila do interior italiano. Com pouco menos de sete mil habitantes, a cidade está localizada a apenas 30 quilômetros de Roma e do Vaticano. Castel Gandolfo recebe os Papas em suas férias de verão desde 1626, quando Urbano VIII se hospedou na região.

Por mais que Castel Gandolfo fique fora dos domínios do Estado do Vaticano, a região tem seu poder dividido entre a Igreja Católica e o Governo da Itália

O Papa Emérito Bento XVI passará dois meses em Castel Gandolfo ficando longe das decisões do Papa Francisco. Após esta reclusão inicial, ele partirá para o mosteiro de Mater Ecclesia, no Vaticano, onde irá morar definitivamente. Atualmente, o mosteiro está em fase final de obras para receber o Papa Emérito.

Por mais que Castel Gandolfo fique fora dos domínios do Estado do Vaticano, a região tem seu poder dividido entre a Igreja Católica e o Governo da Itália. A maioria dos moradores da vila trabalham para o Vaticano na manutenção dos grandes jardins que possui na vila.

"Aqui tenho tudo. O lago, a montanha e vejo o mar", disse o então Papa Bento XVI assim que pisou pela primeira vez em Castel Gandolfo. Em homenagem a ele, o prefeito da vila mandou colocar uma placa na praça principal com estes dizeres.

Os imensos jardins foram projetados por Bernine e possuem mais de dois quilômetros de comprimento

Jardins de Castel Gandolfo
Se a Cidade é conhecida mundialmente por hospedar os Papas durante o intenso verão romano, os jardins se destacam como principal ponto turístico da típica vila italiana. Os imensos jardins foram projetados por Bernine e possuem mais de dois quilômetros de comprimento. Os três palácios do Vaticano e os enormes jardins ocupam uma área total de 55 hectares, maior que o Estado do Vaticano, em Roma.

Além de poder visitar os jardins, os turistas também podem se deliciar com o leite e os ovos papais. O Vaticano mantem em Castel Gandolfo uma granja e uma criação de gado com vacas leiteiras. O excedente da produção é vendida aos supermercados locais. É a sua grande chance de tomar o mesmo leite que os Papas tomam quando visitam esta região dos deuses.

Turismo Religioso
A história da Itália se confunde com a da Igreja Católica. Com isso, o País abriga um Circuito Religioso invejável. Por exemplo, a cidade de Pádua é o local onde o famoso santo casamenteiro, Santo Antônio, viveu a maior parte de sua vida. Já na região de Umbria ficam as cidades de Cássia e Assis. Nelas nasceram, respectivamente, Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis. Já na região de San Giovanni Rotondo nasceu o famoso Padre Pio que é conhecido por seus milagres de curas.

Além de poder visitar os jardins, os turistas também podem se deliciar com o leite e os ovos papais

Serviço
E o melhor de tudo, na Itália (assim como em toda a Europa) as cidades são conectadas com excelentes rodovias e ferrovias que facilitam em muito as viagens por lá. Aos interessados em conhecer Castel Gandolfo não precisam se preocupar com hospedagem na vila italiana, ela fica pouco mais de 30 quilômetros de Roma e pode-se ir de trem ou ônibus para lá.
Os trens partem da Estação Termini, em Roma, e a viagem dura menos de 40 minutos. Veja aqui os horários de partidas dos trens para a Castel Gandolfo. Já quem preferir chegar a Vila Papal de ônibus pode pegar o que os romanos chama de “pullman”. Eles partem da Metro A, na parada Anagnina.

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Ricardo oliveira

Ricardo oliveira

20/04/2013 11:25:09
por favor preciso contato imediato para solucionar problema no blog

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

OLá, Para mais informações favor entrar em contato com jornalismo@ecoviagem.com.br. Atenciosamente, Equipe EcoViagem