Como evitar ou atenuar a mudança de fuso-horário?

Em termos gerais, o jet lag surge quando a mudança para um fuso horário diferente desequilibra o seu organismo. O fenômeno afeta os horários do sono e alimentação e pode desestabilizar a sua estadia no outro lado do mundo, ou mesmo na volta

  
  
De acordo com estudos da NASA e com o parecer generalizado dos médicos, um viajante necessita de um dia de adaptação a novos horários

Em termos gerais, o jet lag surge quando a mudança para um fuso horário diferente desequilibra o seu organismo. A explicação científica é um pouco mais elaborada, mas o que importa é que o fenômeno afeta os horários do sono e alimentação e pode desestabilizar a sua estadia no outro lado do mundo, ou mesmo na volta ao horário normal.

De acordo com estudos da NASA e com o parecer generalizado dos médicos, um viajante necessita de um dia de adaptação a novos horários, pelo menos até o corpo e a mente voltarem ao normal. Se a diferença for de duas ou três horas, não terá com que se preocupar, mas acima desse período poderá sentir os efeitos deste mal. Falta de concentração, stress, fadiga, desidratação e distúrbios do sono são alguns sintomas. Contudo, existem formas de contornar esta sensação desagradável.

Antes de partir, visite o médico de família. Se tem problemas de ouvidos, informe-se acerca dos melhores procedimentos quanto a decolagem e aterrissagem do avião. Mantenha a calma, evite focos de tensão de última hora e descanse bem antes da viagem, evitando a cafeína e o álcool. Se puder, use roupa prática e confortável.

Durante o voo, beba bastante água ou bebidas isotônicas e adiante ou atrase o relógio para a hora local do destino pretendido. Não permaneça demasiado tempo sentado, caminhe pela cabine e faça alguns exercícios de extensão muscular, para estimular a circulação sanguínea. Tente dormir no avião sempre que a viagem for feita de noite e opte também por tampões para os ouvidos, para que o repouso seja completo. Na chegada, experimente caminhar descalço pelo quarto e, se possível, nade ou dê um mergulho no mar. Isso ajudará a equilibrar o sistema eletromagnético do organismo.

Esqueça os óculos de sol por alguns minutos e aproveite a luz direta do dia, caminhe assim que sair do avião, não dê muita importância à diferença horária e não pense no que esta se passando em casa. Continue bebendo água, tome uma ducha quando chegar ao hotel e durma apenas quando estiver na hora de deitar, de acordo com o novo horário. “Vou descansar só um pouco” é daquelas coisas que não se deve fazer de forma nenhuma.

Fonte: Destinos de Viagem

  
  

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