Confira fotos do lago da Nova Zelândia que mudou de cor

Após um deslizamento no último mês de janeiro, um fenômeno raro aconteceu e o lago Wakatipu mudou de cor. O azul escuro se transformou num belíssimo azul turquesa para surpresa de moradores locais e turistas

  
  
Montagem mostrando o 'antes' e 'depois' do lago Wakatipu

Um fenômeno raro está chamando atenção de moradores e turistas da Nova Zelândia. Após um deslizamento, o enorme lago Wakatipu mudou de cor. Antes, a tonalidade de sua água era azul escuro e depois do deslizamento modou para um azul turquesa.

Segundo cientistas locais, a mudança de cor foi gerada devido ao desmoronamento de terra e pedras que ocorreu no local em janeiro. Devido a densidade da água, o pó das rochas ficou suspenso e passou a refletir a luz, o que gerou a nova coloração.

Porém, o fenômeno raro não deve ser permanente. Ainda não se sabe exatamente quanto tempo mais irá durar, mas a coloração deve voltar ao normal quando as partículas começarem a afundar.
O lago que é o maior da Nova Zelândia em extensão com 48 quilômetros de comprimento e até 3 quilômetros de largura é um dos principais pontos turísticos do país. São 113 quilômetros quadrados de área alagada que é totalmente cercada por montanhas glaciais. Outro fenômeno famoso do lago é o rápido aumento do nível de água. Em menos de 5 minutos suas águas sobem mais de 12 centímetros para na sequência voltarem ao normal.

Confira as fotos do lago Wakatipu antes e depois da mudança de cor
.

Após o desabamento em janeiro, a água do lago mudou a coloração para um belíssimo azul turquesa

.

Antes do desabamento o lago tinha uma coloração azul escuro

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em