Conheça a cidade mexicana que é toda pintada de amarelo; Veja fotos

Localizada em Yucatán, Izamal possui todas suas construções pintadas em amarelo ouro, porém não há uma explicação única para o peculiar fato. A região também é famosa por ser uma das únicas no país a mesclar as três culturas mexicanas

  
  
Existem algumas teorias sobre a escolha da cor amarela e elas partem desde um 'agrado' para receber o Papa João Paulo II (cor do Vaticano) até pelo fato dos maias acreditarem que descendiam do milho!

Existem cidades que são coloridas como Murano na Itália e há locais que preferem optar por apenas uma cor. A região de Izamal, no México, escolheu a cor amarelo ouro para pintar suas paredes. O vilarejo de 25 mil habitantes que está localizado na Península de Yucatán ganhou o apelido de "Cidade Amarela".

Considerada uma das 35 regiões mágicas do México, Izamal possui todas suas construções pintadas de amarelo ouro com alguns detalhes em branco. Se os prédios monocromáticos encantam turistas do mundo inteiro, o passeio para conhecê-los ganha um charme ainda maior quando é feito dentro de antigas charretes. A excursão custa a partir de US$ 18 e dura cerca de duas horas.

A grande pergunta é por que todas as paredes de Izamal são pintadas de amarelo? Há quatro teorias principais, mas não há um consenso entre os historiadores sobre a origem da cor. A primeira e mais aceitada hipótese é que coloração foi uma homenagem ao Deus do Sol. Já as outras teorias partem desde pintar todos os imóveis de amarelo para receber o Papa João Paulo II (cor do Vaticano) até pelo fato dos maias acreditarem que descendiam do milho!

Se a cor amarela é o principal chamariz de cidade, a pirâmide de Kinich Kakmó não fica devendo em nada. Construída na Era Maia, ela foi erguida em homenagem ao Deus Sol. Suas ruínas, em bom estado de conservação, são um dos pontos turísticos mais visitados da região. A pirâmide completa o que os mexicanos chamam de cidade “das três culturas” que mescla as Eras Maia, Colonial e Contemporânea.

Como chegar
Localizada a 72 quilômetros da cidade de Mérida, capital da província de Yucatán, Izamal também está próxima à Cancún (250 km). Saindo da capital e seguindo de carro até a “Cidade Amarela”, a viagem dura cerca de 1h30.

Partindo de São Paulo, o voo para o aeroporto de Merida é operado por companhias internacionais. Com passagens aéreas a partir de R$ 1805, o embarque é feito no Aeroporto Internacional de Guarulhos e possui duas escalas.

Mapa

.
Confira fotos de Izamal, a "Cidade Amarela" do México

Considerada uma das 35 regiões mágicas do México, Izamal possui todas suas construções pintadas de amarelo ouro com alguns detalhes em branco

.

A região de Izamal, no México, escolheu a cor amarelo ouro para pintar suas paredes

.

O vilarejo de 25 mil habitantes que está localizado na Península de Yucatán ganhou o apelido de

.

Localizada a 72 quilômetros da cidade de Mérida, capital da província de Yucatán, Izamal também está próxima à Cancún (250 km)

.

Se os prédios monocromáticos encantam turistas do mundo inteiro, o passeio para conhecê-los ganha um charme ainda maior quando é feito dentro de antigas charretes

.

Localizada em Yucatán, Izamal possui todas suas construções pintadas em amarelo ouro, porém não há uma explicação única para o peculiar fato

.

Se a cor amarela é o principal chamariz de cidade, a pirâmide de Kinich Kakmó não fica devendo em nada

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Marcos Nizer

Marcos Nizer

05/09/2014 10:49:47
Sem dúvida é um lugar muito bonito e merece ser visitado. Creio que o amarelo represente sim o Deus Sol, muito presente na cultura Maia.
Na América do Sul temos a cidade de Arequipa, no sul do Peru, conhecida como cidade Branca, pois todas as edificações são brancas, devido a quantidade de sílica encontrada nos vulcões. Segunda maior cidade do Peru, foi fundada em 1540, possui hoje uma população em torno de 800 mil habitantes. Merece ser visitada, principalmente para que for a Cusco e Puno, onde localiza-se o lago Titicaca.

Cilene

Cilene

05/09/2014 09:50:45
Achei muito dez...