Conheça a pitoresca Vila do Popeye em Malta; personagem completa 85 anos em 2014

Banhada pelas águas esverdeadas do Mediterrâneo, a Popeye Village foi construída para ser o cenário de um filme sobre o personagem. Atualmente, o local virou um museu a céu aberto que atrai turistas do mundo todo para conhecer esta Vila pitoresca

  
  
Com o término das gravações e a falta de público nas salas de cinema, as produtoras decidiram colocar abaixo o cenário do longa

Quem não conhece o Popeye, sua adorável namorada Olívia Palito e seu eterno inimigo Brutus? Sucesso há várias gerações, em 2014, o personagem e sua turma completam 85 anos de muitas risadas entre as crianças e os adultos. Considerado um dos maiores clássicos dos desenhos animados e quadrinhos, o famoso marinheiro que “come espinafre para ficar forte” foi criado pelo cartunista norte-americano Elzie Crisler Segar. O que muitos não sabem é que existe uma vila (de verdade!) que foi construída especialmente para ele.

Localizada em Malta, a Popeye Village ou Vila do Popeye, foi construída em 1979 para ser cenário de um filme sobre o personagem. Concluída em apenas seis meses, o local possui 19 edifícios de madeira que foram erguidos por 165 trabalhadores. O longa-metragem protagonizado por Robin Williams foi rodado numa parceria entre a Paramount Pictures e a Walt Disney Productions.

Atualmente, o local se transformou num museu a céu aberto e funciona durante boa parte do ano (só não abre em dezembro que é inverno na região). Considerado uma das principais atrações turísticas de Malta, o "Popeye Village Fun Park" tem entrada gratuita. Suas casinhas coloridas pitorescas ao melhor estilo 'vila de pescador' dão um charme único ao local. O cenário fica ainda mais encantador com as águas esverdeadas do Mediterrâneo que banham a região.

Sucesso de público nos dias atuais, a Vila do Popeye esteve ameaçada com o fracasso do filme. Com o término das gravações e a falta de público nas salas de cinema, as produtoras decidiram colocar abaixo o cenário do longa "Popeye". Após uma grande mobilização dos moradores da região, eles conseguiram que a Paramount e a Disney cedessem o local para a criação de um Museu a céu aberto.

Mantida intacta até os dias de hoje, exatamente como no filme, a Vila possui apresentações dos personagens da Turma do Popeye, visitação aos cenários das filmagens, museus e diversas outras opções de diversão para as crianças e os adultos. Já para quem quiser relembrar os longas-metragens e desenhos animados do personagem poderá assistir as sessões no cinema local e recordar os tempos de criança. Aos mais curiosos a dica é garantir um lugar na sala de exibição no horário do documentário sobre a construção da Vila e descobrir, por exemplo, que toda a madeira utilizada na montagem foi trazida da Holanda e do Canadá, pois não existem florestas em Malta.

Malta
Localizado entre a Europa e a África, no Mar Mediterrâneo, o Arquipélago de Malta é formado por cinco ilhas. Denominada oficialmente como República de Malta, o país está na Zona do Euro e possui duas línguas oficiais (inglês e maltês). A cidade mais populosa é Birkirkara, porém a capital é Valeta.

Além da Vila do Popeye, o país possui outros atrativos turísticos. Valetta é famosa por sua arquitetura medieval cheia de muralhas e torres. A região foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Já ao norte fica a cidade de Rabat que é conhecida por preservar até os dias atuais diversas construções intactas da época em que o país foi governado pelos romanos.

Como chegar
Não há voos diretos do Brasil para Malta, apenas com escalas em Paris, Milão ou Roma. No primeiro trecho da viagem, o turista tem a opção de escolher alguma aérea nacional (TAM ou GOL). Já após a escala na Europa, o voo segue com empresas locais (Alitalia, Air France, Lufthansa e KLM). A passagem aérea com escala para o Aeroporto Internacional de Valetta custa a partir de R$ 2420, ida e volta.

A Vila possui um sistema próprio de transporte que é chamado de "Popeye Express". Com saída da região de Sliema rumo ao parque, os ônibus passam nos hotéis locais a partir das 11h15. O retorno é feito às 16h30. Quem preferir pode alugar um carro e seguir de Valetta para Anchor Bay e depois partir rumo a Vila do Popeye.

Mapa


.
Confira fotos da Vila do Popeye em Malta:

Considerado um dos maiores clássicos dos desenhos animados e quadrinhos, o famoso marinheiro que “come espinafre para ficar forte” foi criado pelo cartunista norte-americano Elzie Crisler Segar

.

A Vila do Popeye foi construída para ser cenário de um filme sobre o personagem

.

Atualmente, o local virou um museu a céu aberto que atrai turistas do mundo todo para conhecer esta Vila pitoresca

.

Considerado uma das principais atrações turísticas de Malta, o

.

Mantida intacta até os dias de hoje, exatamente como no filme, a Vila possui apresentações dos personagens da Turma do Popeye

.

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Patrícia

Patrícia

20/05/2014 16:58:55
Para chegar na ilha pode fazer escala em Londres também pela TAM. Dentro da Europa existe a Air Malta que faz voos diretos para várias capitais europeias e com um preço bom.

Vanessa

Vanessa

15/05/2014 17:30:06
Lugar perfeito, vista maravilhosa! Vale a pena conhecer!

Maria Inez

Maria Inez

15/05/2014 16:28:20
Já li muita coisa sobre a ilha de Malta, conheci pessoas que moraram lá e já vi muitas fotos desse arquipélago! Porém, nunca imaginei esse lugar tão lindo! Um sonho!

Fernando

Fernando

15/05/2014 16:13:45
Eu recomendo uma visita, lindo país.

Manuel

Manuel

15/05/2014 14:48:57
A Ilha de Malta foi palco de inúmeras batalhas bélicas, em função de sua localização. Ainda vou conhece-la.
É também lar de uma fantástica Ordem iniciática - A Ordem dos Cavaleiros de Malta.

Moisés Constâncio

Moisés Constâncio

15/05/2014 14:41:02
Meu sonho é conhecer as ilhas de Malta, agora ainda mais com esse novo lugar! Sou fã dos desenhos de Popeye, Olivia e Brutus.

Elaine

Elaine

15/05/2014 13:53:38
Quero ir!

Vera,S.Paulo

Vera,S.Paulo

15/05/2014 13:32:45
Deve ser maravilhoso esse cenário.Valetta é um dos lugares mais lindos q conheci.

Joaquim Medeiros.

Joaquim Medeiros.

15/05/2014 13:24:18
Belo lugarejo, gostaria de visita-lo um dia!

Francisco Francoar de Araujo

Francisco Francoar de Araujo

15/05/2014 12:59:26
Muito legal, em breve vou conhecer pessoalmente com minha filha, ela acha o máximo.

Anny

Anny

15/05/2014 11:00:33
É um lugar extraordinário, muito bonito.

LUIZ CARLOS MARANGONI

LUIZ CARLOS MARANGONI

15/05/2014 10:41:49
Muitíssimo interessante, gostaria muito de conhecer, mas o dindin é curto, até porque sou fã incondicional do Popaye e sua turma. Mas guardei no meus favorito, pelo menos terei as fotos.

LUCIANA

LUCIANA

15/05/2014 10:36:01
MAGNIFICO, AMEI, LINDO DEMAIS!

Junior

Junior

15/05/2014 10:13:28
Maravilhoso! Cenário lindo, magnifico! Devia ser considerada a 8 Maravilha da Natureza!