Conheça Camarões, o próximo adversário do Brasil na Copa; Veja fotos

Fora dos grandes roteiros turísticos mundiais, Camarões oferece muito mais que os tradicionais safáris africanos. Com praias selvagens e o maior monte da região, o país é uma boa dica para quem procura uma África com infraestrutura e segurança

  
  
Fugindo dos clichês sobre a África com safáris e densas florestas tropicais, o Balneário de Kribi surpreende com suas praias de beleza selvagem

Na última matéria mostramos um pouco sobre a Croácia, primeira adversária da Seleção brasileira na Copa do Mundo. Agora, chegou a vez de partirmos rumo a Camarões, na África. Considerado um dos países mais desenvolvidos, seguro e estáveis da região, Camarões é o local ideal para quem quer conhecer o continente sem preocupações. Com uma população de cerca de 22 milhões de habitantes, o território foi dividido entre a França e Inglaterra após a 2ª Guerra Mundial. Somente em 1961, o país conquistou a independência.

Conhecido como a "África em miniatura", Camarões é uma mescla de culturas e etnias de todas as partes do continente. Por mais que as línguas oficiais sejam o inglês e francês, o país possui mais de 200 dialetos. Entre os povos mais famosos de Camarões estão os pigmeus que são coletor-caçadores e se espalharam por boa parte da África Central.

Localizado próximo a Linha do Equador, há dois climas predominantes na região, o semiárido e o tropical. Por ser muito úmido e quente, o recomendável é visitar o país no inverno do hemisfério norte, entre os meses de novembro e fevereiro. A temperatura média durante o ano é de 26ºC.

Um dos grandes problemas para os turistas que visitam Camarões é a aversão que o governo local e a população têm de máquinas fotográficas. Edifícios oficias, mercados e pontos turísticos proíbem a realização de fotos. Com isso, é bom ficar atento para não terem os equipamentos apreendidos.

Monte Camarões
Considerado o ponto mais alto do país e de toda a região central da África, o Monte Camarões possui 4100 metros de altura. Localizado na costa e sobre um vulcão ativo, o local possui mais de 100 pequenos montes que se formaram com as erupções. A última vez que o vulcão ficou ativo foi em 2000.

A dica é fazer uma escalada pelas paredes laterais do monte e apreciar a vista do Oceano Atlântico que fica bem em frente ao vulcão. A região também é famosa por suas praias de areia negra que são banhadas por águas quentes e claras. O Monte Camarões fica a cerca de 230 quilômetros da capital do país, Yaoundé.

Parque Nacional Waza
Considerado uma Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Parque Nacional Waza encanta por suas belezas naturais. Porém, quando foi criado (1934) era uma reserva de caça. São cerca de 1,7 mil km² que estão localizados no extremo norte de Camarões. Famoso por abrigar leões, elefantes, antílopes e girafas, o Parque é reconhecido internacionalmente pela diversidade de pássaros. Aproximadamente 400 espécies de aves habitam o local.

A triste notícia é que nas últimas contagens de animais no Parque foram localizados apenas 20 felinos e poucas girafas Kordofan. O Parque Nacional Waza é o último grande reduto destas tradicionais herbívoras.

Os safáris turísticos são comuns no local, mas a dica é só fechar negócio com as agências de turismo reconhecidas pelo governo e evitar propostas muito vantajosas. Afinal, o barato pode sair caro.

Balneário de Kribi
Fugindo dos clichês sobre a África com safáris e densas florestas tropicais, o Balneário de Kribi surpreende com suas praias de beleza selvagem. Localizado mais ao sul, o balneário se tornou um dos pontos de encontro das elites africanas que frequentam a cidade aos finais de semana. Com isso, a região permanece tranquila durante os dias de semana e com toda a infraestrutura a disposição dos turistas.

Com românticos e rústicos restaurantes construídos a beira mar em cabanas de madeira, o local é ideal para quem gosta de uma boa culinária. Com diversas opções de frutos-do-mar frescos e com bons preços, o Balneário de Kribi vem ganhando fama mundial. A dica é esperar o entardecer e se encantar com um pôr-do-sol que é considerado um dos mais belos do mundo.

Rio Logone
Localizado na região nordeste de Camarões, o Logone é o principal afluente do rio Chari. Famoso por suas várias facetas, desde seus trechos mais pantanosos até regiões mais áridas onde suas águas correm lentamente entre pedras, o Logone possui mais de mil quilômetros de extensão. Os safáris que percorrem o leito do rio encontram desde enormes crocodilos, grupos de nômades até manadas inteiras de herbívoros espantando o calor da região em suas águas.

Como Chegar
Localizado na costa atlântica da África, Camarões faz divisa com a Nigéria, Chade, Congo e Guiné. A melhor forma de chegar ao país é de avião com voos vindo direto da Europa ou do Brasil, assim, evitando entrar através das fronteiras terrestres. Com voos saindo de São Paulo rumo a Yaoundé, os preços das passagens aéreas (ida e volta) começam em R$ 5560, sendo operados pelas companhias Delta, Air France e Lufthansa. Os voos possuem escala em Paris e necessitam de troca de aeronave.

Com hotéis públicos e privados, há diversas opções de hospedagens em Camarões. O públicos tem um bom padrão e possuem preços mais baratos, já os que foram privatizados possuem uma qualidade melhor, mas as diárias ficam mais salgadas. Confira hotéis em Yaoundé

Serviço
Camarões (África)
Capital: Yaoundé
Moeda: Franco CFA (R$ 1 = 280,78 francos)
Clima: Tropical e Semiárido
Temperatura: 26ºC

Mapa
.


Exibir mapa ampliado
.
Confira fotos do belíssimo país de Camarões
.

A dica é esperar o entardecer e se encantar com um pôr-do-sol paradisíaco em Balneário de Kribi

.

Com um clima árido, a região do Monte Mandara encanta por suas formações rochosas avermelhadas

.

Localizada mais ao sul, o Balneário de Kribi se tornou um dos pontos de encontro das elites africanas que frequentam a cidade aos finais de semana

.

Com diversas opções de frutos-do-mar frescos e com bons preços, o Balneário de Kribi vem ganhando fama mundial

.

Localizado na região nordeste de Camarões, o Logone é o principal afluente do rio Chari

.

O Logone é famoso por suas várias facetas desde seus trechos mais pantanosos até regiões mais áridas onde suas águas correm lentamente entre pedras

.

O Rio Logone possui mais de mil quilômetros de extensão

.

Famoso por abrigar leões, elefantes, antílopes e girafas, o Parque Nacional Waza é reconhecido internacionalmente pela diversidade de pássaros

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Andrea lopes

Andrea lopes

16/06/2014 12:23:13
Ja estive neste país africano e adorei. Acho uma pena que vocês não tenham falado da hospitalidade dos cameroneses. Eles são super simpáticos.

Dennys Marcel

Dennys Marcel

Olá Andrea, É que a gente sabia que você iria falar, então, não quisemos repetir o assunto! rss Abraços, Dennys Marcel
ALESSANDRO

ALESSANDRO

16/06/2014 10:47:13
SELVAGEM!