Conheça o oásis e as areias cantantes que ficam no Deserto de Gobi; Veja fotos

Localizada na China, a região ganhou fama mundial devido ao oásis no meio de um dos desertos mais inóspitos do mundo e pelas incríveis areias que cantam quando se movem

  
  
Localizado na divisa entre a China e a Mongólia, o Deserto de Gobi possui 1,2 milhão de km²

Já ouviu falar em areias cantantes? E num enorme lago de água cristalina no meio de um dos maiores desertos do mundo? Até parece roteiro de filme de ficção, mas ambos existem e ficam no deserto de Gobi, na China. Apelidado como "Dunas Cantantes" ou Mingshashan (em chinês), o local é famoso por suas areias que cantam e pelo lago de água cristalina que é conhecido como "Crescente".

As dunas estão localizadas a cerca de cinco quilômetros da cidade de Dunhuang que fica na província de Gansu. Suas areias cantantes não são a única beleza do local, a vista também vale a pena. São cerca de 40 minutos de subida para quem quiser escalá-las, mas a visão paradisíaca fará valer a pena cada gota de suor. De um lado fica a cidade de Dunhuang e do outro há o vazio do deserto de Gobi. São quilômetros e quilômetros, a perder de vista, de areia e sol.

Afinal, por que as areias cantam? É um conjunto de três fatores que as fazem ranger. O grão de areia deve ter entre 0,1 e 0,5mm, além de conter sílica e estar úmido. A junção destas características fazem os grãos emitirem sons ao se movimentarem. Esta é a explicação científica, mas segundo uma lenda local, o som das areias vem de uma ópera que foi soterrada por ordem de um antigo rei que não queria mais ouvir o barulho.

Outro destaque da região é o Lago Crescente que é um verdadeiro oásis no meio do deserto. Nos últimos anos, o lago ganhou destaque mundial por uma triste notícia, a rápida diminuição do seu nível d'água. Na década de 1960, a profundidade era de até 7,5 metros e em 1990, caiu para apenas 90 cm. Para reverter o quadro, desde 2006, o governo passou a encher o lago com água e seu nível vem aumentando anualmente.

Localizado ao lado do Crescente e a cerca de cinco quilômetros da cidade, o templo Mingshashan dá um charme especial ao oásis criado pelo Lago. A construção, que conta com um belíssimo jardim repleto de plantas, encanta os turistas com tanto verde no meio de uma região tão inóspita quanto o deserto de Gobi. Dentro do Templo há uma exposição permanente de peças religiosas que podem ser vistas durante uma visita ao local.

Deserto de Gobi
Localizado na divisa entre a China e a Mongólia, o Deserto de Gobi possui 1,2 milhão de km². Com temperaturas extremas que variam entre -47ºC e 38ºC ao longo do ano, a média anual é de 0ºC. Por ser um local inóspito e de difícil acesso, a região de Gobi é famosa entre os paleontólogos por ser considerada um dos melhores locais do mundo para se encontrar fósseis em excelente estado de conservação e de fácil retirada. Por ano, na região, são localizados mais de 100 fósseis de dinossauros e animais pré-históricos.

Mapa
.


Exibir mapa ampliado

Confira fotos da região das "Dunas Cantantes" e do Lago "Crescente"
.

As dunas cantantes estão localizadas a cerca de cinco quilômetros da cidade de Dunhuang

.

A construção conta com um belíssimo jardim que encanta os turistas com tanto verde no meio de uma região tão inóspita

.

Localizado ao lado do Crescente, o templo Mingshashan dá um charme especial ao oásis criado pelo Lago

.

Com temperaturas extremas que variam entre -47ºC e 38ºC ao longo do ano, a média anual é de 0ºC

.

Dentro do Templo há uma exposição permanente de peças religiosas que podem ser vistas durante uma visita ao local

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Sbowolvedrine

Sbowolvedrine

26/06/2014 11:53:19
Demais estes locais. Lindíssimos!

Fábio peixoto

Fábio peixoto

26/06/2014 10:38:56
Lindo o lugar, esplêndido!

Heiji

Heiji

26/06/2014 10:02:07
Fantástico.