Conheça onde acaba a famosa Muralha da China; Veja fotos

Construída ao longo de mais de 1,7 mil anos e com 21 mil quilômetros de comprimento, a Grande Muralha termina na bela e inóspita região de Jiayuguan

  
  

Conhecida por seu tamanho colossal e como única obra da humanidade a ser vista do espaço, a Muralha da China se estende por boa parte do território do país e corta longas planícies e áreas montanhosas. Considerada uma das "Sete Maravilhas do Mundo Moderno", a construção possui vários trechos famosos, mas poucos sabem onde ela termina.

Apelidada como "passagem de Jiayuguan", a região ficou famosa por ser o último posto avançado da muralha. Localizado no deserto de Gobi, na província de Gansu, o Jiayuguan Fort foi construído em 1372 durante a dinastia Ming e utilizado para muito mais do que uma simples barreira de proteção. Ao longo dos anos, sua função foi desde armazenagem de alimentos e hospedagem de guardas até um museu. Considerado o mais antigo prédio em funcionamento da China, o posto resiste ao tempo e atrai turistas do mundo inteiro para conhecerem o 'fim da Grande Muralha'.

Após séculos de desativação, o local recebeu um museu sobre a história da Muralha. Considerado o mais completo e visitado centro de exposição sobre o assunto, o museu possui uma réplica em escala real da construção. Na maquete é possível ver com exatidão o tamanho e a área que a Muralha abrange no território chinês.

Ao seu redor existem pequenos grupos de nômades que fazem passeios turísticos com camelos e alugam arcos e flechas para uma disputa de tiro ao alvo. Por ficar numa região inóspita da China, o Jiayuguan Fort não é o ponto mais visitado da gigantesca construção. No verão, a região possui um clima árido e durante o inverno, as fortes nevascas fazem do posto uma área quase inabitada.

Ao contrário da tradicional imagem da épica obra, a construção de seus últimos quilômetros não foi tão glamorosa quantos outros trechos. Erguida a base de tijolos de barro amassado, a "passagem de Jiayuguan" representou o fim da mais mortal construção humana. Aproximadamente 1 milhão de pessoas morreram em consequência da obra, cerca de 80% dos trabalhadores que participaram dela.

Grande Muralha da China
A "Muralha da China" é na realidade a junção de diversos grandes muros que se estendiam ao longo da Ásia. Construídos para protegerem vários reinos, eles foram totalmente unificados após a criação do Império Chinês.

O material utilizado em cada trecho variava conforme sua localização. Quanto mais próximo dos grandes centros urbanos, melhor era o material usado na obra. Por isso, em determinados trechos utilizaram pedra na construção e em outros, o material escolhido era o tijolo de barro amassado. Devido a maior fragilidade da argila, muitos deles já não existem mais.

Com intermináveis 21.196 quilômetros de extensão e altura média de 7 metros, a construção demorou mais de 1700 anos para ficar pronta. Atualmente, restam pouco mais de 5 mil quilômetros da antiga muralha.

Como chegar
Com passagens aéreas para Jiayuguan a partir de R$ 5610 e saindo de São Paulo, os voos possuem escala e troca de aeronaves. Partindo de Jiayuguan, as melhores opções para chegar a Grande Muralha é de taxi ou ônibus.

Quem optar pelo taxi é importante detalhar ao motorista todos os trechos que serão visitados para evitar problemas. Já quem for de ônibus deve usar a "Linha 1" para o Palácio do Trabalhador (Gongren Wenhua Gong) que fica próximo a "passagem de Jiayuguan".

Confira fotos do fim da "Muralha da China"

Erguida a base de tijolos de barro amassado, a

.

Considerada uma das

.

Com intermináveis 21.196 quilômetros de extensão e altura média de 7 metros, a construção demorou mais de 1700 anos para ficar pronta

.

O Jiayuguan Fort foi construído em 1372 durante a dinastia Ming e utilizado para muito mais do que uma simples barreira de proteção

.

Por ficar numa região inóspita da China, o Jiayuguan Fort não é o ponto mais visitado da gigantesca construção

.

O material utilizado em cada trecho variava conforme sua localização

.

Ao longo dos anos, o Jiayuguan Fort foi desde armazenagem de alimentos e hospedagem de guardas até um museu

.
Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Christine Marote

Christine Marote

21/08/2014 09:26:15
Só precisa deixar claro a quem for pegar taxi, que o motorista lá só fala o dialeto local. Com muita sorte sed encontrará um que fale ao menos o mandarim oficial. E explicar a ele onde vc quer chegar, nem em Shanghai dá certo (e olha que aqui é o centro nervoso da China). Nada é impossível, mas não com a simplicidade relatada para o local descrito. Acreditem, vivo aqui há 10 anos, e já morei próximo do deserto de Gobi.
Mas de todo o jeito a matéria está ótima, e realmente vale o esforço, só venham bem preparados!
Zài Jiàn!

Osorio pinheiro

Osorio pinheiro

20/08/2014 16:37:26
ótimas ilustrações e muito boa a história para quem gosta é um prato cheio.

JOSE GILMAR LUCENA LOPES

JOSE GILMAR LUCENA LOPES

20/08/2014 14:05:51
ESTA MURALHA SÓ SERVIA DE UMA ESTRATÉGIA MILITAR OU UMA DIVISÓRIA TERRITÓRIAL?

Patricio Antonio

Patricio Antonio

20/08/2014 14:05:09
Ótima matéria! Gostaria muito de conhecer essa obra fantastica! Abraços.

Duanra

Duanra

20/08/2014 13:24:14
É muito tempo para construir um "murão" deste, sem contar quantos deram a vida. Qual a finalidade hoje, além do turismo?

Newton benazzi

Newton benazzi

20/08/2014 12:31:48
Excelente matéria. Parabéns!

Bruno

Bruno

20/08/2014 12:04:48
Matéria muito legal!

Sheyla Yang Kuo

Sheyla Yang Kuo

20/08/2014 12:02:08
"Com intermináveis 21.196 quilômetros de extensão e altura média de 7 metros, a construção demorou mais de 1700 anos para ficar pronta. Atualmente, restam pouco mais de 5 mil quilômetros da antiga muralha." Infelizmente esta é uma realidade triste, nem mesmo antes de chegar ao fim, já existia trechos destruídos ou que não existiam mais.

Walteir de Oliveira

Walteir de Oliveira

20/08/2014 11:50:13
A construção da Muralha da China, com 21.196 km de extensão, construída num prazo de cerca de 1.700 anos, demonstra o quanto os governantes desse povo dão sequência a projetos de interesse nacional.

Jorge C. Cécere

Jorge C. Cécere

20/08/2014 11:26:56
Uma das maravilhas que um dia quero conhecer. É de ficar estarrecido com o tempo que levou para construir a obra, sem descontinuidade por razões políticas.

Moacyr Castro

Moacyr Castro

20/08/2014 11:24:02
Excelente documentário! Deve ser compartilhado com professores de História, Geografia e Turismo.

NIVALDO

NIVALDO

20/08/2014 09:24:51
ESPETACULAR, SOMENTE UM POVO OBISTINADO PODE CONSTRUIR UMA OBRA DESTA ENVERGADURA

Antonio marcos

Antonio marcos

20/08/2014 09:13:09
Lindo!

Leonildes Lago Oliveira

Leonildes Lago Oliveira

20/08/2014 09:11:01
Pra mim esta é a primeira maravilha!

Orlando Vettorazzo

Orlando Vettorazzo

20/08/2014 08:45:46
Muito bonito e instrutivo saber a origem das histórias, parabéns pela matéria.

Ricardo

Ricardo

20/08/2014 08:27:42
Muito bacana a máteria!

ALVARO NASCIMENTO CUNHA

ALVARO NASCIMENTO CUNHA

20/08/2014 08:22:59
Fantástica essa matéria. Parabéns e continuem assim.

David

David

20/08/2014 08:12:07
Lindo! Pena que não temos o hábito de prestigiar estes monumentos.

José Aparecido Pankie

José Aparecido Pankie

20/08/2014 08:11:24
Já imaginaram se os políticos responsáveis pela transposição do Rio São Francisco tivessem que fazer uma obra dessas? Não ficaria pronta nunca!

Pascoal dos Santos Sabioni

Pascoal dos Santos Sabioni

20/08/2014 08:08:42
Muito boa!!

Ricardo Gomes

Ricardo Gomes

20/08/2014 07:41:25
Mais uma obra inacabada!

Ferrari - Gelorama

Ferrari - Gelorama

20/08/2014 07:30:00
Estive no ano passado visitando a famosa Muralha...realmente é demais.

Eduardo DeSouza

Eduardo DeSouza

20/08/2014 07:16:17
Estive em Beijing e fiquei impressionado com aquela parte da imponente obra milenar, porém adoraria conhecer mais regiões onde não é muito turístico.