Conheça os 8 lugares mais frios da Terra

Para refrescar o verão, vamos trazer um pouco de inverno nessa lista. Você pode gostar de frio, mas certamente não suportaria ficar muito tempo nesses locais. Os recordes de frio que você conhece provavelmente não chegam perto dos 8 lugares mais frio

  
  

Para refrescar o verão, vamos trazer um pouco de inverno nessa lista. Você pode gostar de frio, mas certamente não suportaria ficar muito tempo nesses lugares. Os recordes de temperatura baixa que você conhece provavelmente não chegam perto dos 8 lugares mais frios do globo.

1) INTERNATIONAL FALLS, Minnesota, Estados Unidos (-40° C)

Prospect Creek

O International Falls é um dos lugares mais frios dos Estados Unidos. A cidade até celebra um festival todos os anos que inclui eventos como boliche de peru congelado, escultura de neve e esqui à luz de velas. Embora seja, de fato, só o segundo lugar mais frio do país, a International Falls possui a menor temperatura média dos EUA, situando-se entre 0 e 2 graus Celsius.

2) STANLEY, Idaho, Estados Unidos (-47° C)

O título de lugar mais frio no território continental dos Estados Unidos pertence a Stanley, uma cidade a 209 quilômetros ao leste de Boise. Além de seu registro de temperatura fria, a cidade também teve o maior número de dias frios entre 1995 e 2005. Situa-se dentro das Montanhas Rochosas, rodeada por uma nuvem branca, e cordilheiras com picos de mais de 3.048 metros. A cidade também é cercada por três florestas nacionais: Boise, Challis e Sawtooth.

3) PROSPECT CREEK, Alasca, Estados Unidos (-62.1° C)

Prospect Creek fica a 290 quilômetros ao norte de Fairbanks, no Alasca. Originalmente, era o lar de expedições de mineração e a casa de 27.000 pessoas que estavam construindo um oleoduto no Alasca. Desde a conclusão do gasoduto, em 1977, há pouca atividade na área. A cidade tem a menor temperatura registrada dos Estados Unidos. Em janeiro de 1971, a temperatura recorde foi de cerca de menos 62 graus Celsius. Apesar destas temperaturas frias, o petróleo no oleoduto não congela, por causa da camada de isolamento térmico de 10 centímetros de fibra de vidro.

4) SNAG, Yukon, Canadá (-63.9° C)

Snag

Snag detém o recorde de temperatura mais baixa já registrada na América do Norte. A aldeia está localizada no vale em forma de bacia do Rio Branco. Em 1947, quando a temperatura mais baixa foi registrada, a aldeia de Snag abrigava uma população de 8 a 10 nativos e comerciantes de peles. A pista de pouso de emergência, funcionários da estação de tempo, operadores de rádio e os homens de manutenção de aeronaves completavam a população. A temperatura estava tão fria naquele dia que os meteorologistas que trabalhavam na estação tiveram de esculpir uma nova fossa, e enviar tudo para ser analisado para determinar a temperatura exata.

5) YAKUTSK, Sibéria, Rússia (-64.4° C)

Yakutsk é uma das mais antigas cidades da Sibéria. Senta-se na margem ocidental do rio Lena, mas os invernos são graves o suficiente para que até o rio congelado seja capaz de servir como uma estrada sazonal. Mesmo o folclore local se concentra em torno de como o lugar é frio. Todos os elementos da tabela periódica podem ser encontrados na região, e a lenda local diz que o Deus da criação estava voando ao redor do mundo para distribuir riquezas e recursos naturais, mas quando chegou a Yakutsk, ficou com tanto frio que suas mãos ficaram dormentes e ele acabou derrubando tudo.

6) VERKHOYANSK, Sibéria, Rússia (-69.8° C)

Verkhoyansk é também uma cidade da Sibéria perto do Círculo Polar Ártico. Serve como porto fluvial, depósito de coleta, e centro de uma área de levantamento. Além de ser o terceiro lugar mais frio do mundo, é oficialmente a terceira menor cidade da Rússia. Mas há uma vantagem: Verkhoyansk tem um dos invernos mais frios do mundo, mas tem uma gama extremamente ampla de temperatura entre as estações. As temperaturas médias mensais variam de menos 45,8 graus Celsius em janeiro a 16,9 graus Celsius em julho.

7) OYMYAKON, Sibéria, Rússia (-71.2° C)

Oymyakon

Oymyakon detém o recorde de ser o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. A vila, que fica 350 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, é o lar de mais de 210.000 pessoas, apesar de seu solo estar em um estado constante de permafrost. A escola de Oymyakon só fecha quando a temperatura cai abaixo de menos 52 graus Celsius, e os moradores deixam seus veículos rodando durante todo o dia para conseguirem dirigi-los. Junto com Verkhoyansk e Yakutsk, Oymyakon fica em uma região que antigamente era apelidada de “Anel da morte de Stalin”, já que era um dos destinos para os exilados políticos do regime soviético.

8 ) VOSTOK, Antártida (-89,2° C)

Localizado a 3.500 metros acima do nível do mar, Vostok é oficialmente o lugar mais frio da Terra. A temperatura mais baixa já registrada – menos 89,2 graus Celsius – aconteceu em 21 de julho de 1983. Do centro da Antártida Oriental de Gelo, o fluxo no campo eletromagnético da Terra pode ser observado. A característica fundamental de Vostok é o seu lago, com 250 km de comprimento por 50 km de largura, um dos maiores do mundo. O lago também está enterrado sob 4 km de gelo. O gelo desse lugar contém registros do clima da Terra durante os últimos 500 mil anos, e é foco de muitas pesquisas. Apesar das temperaturas frias, Vostok recebe pouca neve, já que a Antártida é tecnicamente um deserto, tendo em média 25 centímetros de precipitação por ano.

Fonte: HypeScience

  
  

Publicado por em

Francisco Souza

Francisco Souza

05/02/2013 03:04:47
Oba! Gostei dos comentários! Realmente no nosso Planeta Terra existem muitos lugares lindos e frios. E por que também não o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Urupema em Santa Cartarina... e outros? Então, querem conhecer um lugar bem quente, lá pelos seus 40 graus e bem gostoso com as suas pedras [...rupestres e...], famosas com suas formas...??? Então vamos fazer um "Turismo" ao nosso também querido "Estado do Piauí", e visitarmos o "Parque Nacional de Sete Cidades", localizado bem próximo a minha querida cidade natal de Piripiri. Piripiri-PI-BRASIL! Vamos lá, gente! É interessante,agradável e lindo!

Preslei

Preslei

25/01/2013 09:19:10
Eu ando descalça na neve. Morei uma temporada em Nagano JP. Adoro lugares congelados. Detesto calor! GOSTARIA DE CONHECER TODOS ESSE LUGARES

Bruna Dantas do Nascimento

Bruna Dantas do Nascimento

25/01/2013 08:45:57
Maravilhosas paisagens, todo o planeta tem lugares maravilhosos. Pena que as pessoas só procuram o comum. A natureza é bela de todas as formas.

Diego

Diego

25/01/2013 08:40:59
Acho que esqueceram de Urupema (Santa Catarina) rss

Edinho

Edinho

25/01/2013 08:17:26
Cacilda! E eu reclamando do clima de Curitiba!

David

David

25/01/2013 08:17:11
Uau!

Humberto Barros

Humberto Barros

25/01/2013 05:19:03
Eu simplesmente não sairei do Brasil com esse verão gostoso para ir a um lugar frio como este, onde nem pinguim aparece. Azar de quem for!

I quit

I quit

25/01/2013 02:35:09
Só de ver esse lugares já fico com frio.

Adilson

Adilson

25/01/2013 00:47:40
Meu amigo, eu não aguento 10 graus positivos, imagina menos 60 graus. Estou passando longe daí!

Francisco Souza

Francisco Souza

25/01/2013 00:43:14
È um assunto muito interessante sobre o Ecoturismo, principalmente em se tratando de MEIO AMBIENTE. Eu, como Gestor Ambiental, estou a cada dia mais preocupado quando nos referimos a esses lugares mais frios da terra(com as suas baixas temperaturas), pois com os resultados criminosos das ações do homem com a destruição da natureza, das matas e florestas e as queimadas, agravando-se a "CAMADA DE OZÔNIO", com resultados críticos do "Efeito Estufa" na atmosfera e com isso o "Aumento da Temperatura", onde pode com isso influenciar e até destruir essas camadas de gelo dessas regiões polares, causando com isso um grande desconforto e alteração da natureza e do "MEIO AMBIENTE", influenciando gravemente na alteração do habitat natural dos animais e com isso também até na exterminação das espécies! Alô, autoridades competentes! Alô, humanidade! S.O.S. NATUREZA! Vamos cuidar mais da NATUREZA e salvar O PLANETA TERRA!

Maria izanete

Maria izanete

24/01/2013 23:45:23
Que coisas fascinantes essas terras totalmente congeladas. Que 10 essa matéria! Será que podíamos conhecer também quais os lugares considerados os mais quentes do planeta.

Euzebio Tresse

Euzebio Tresse

24/01/2013 23:07:43
Como gosto de frio, gostei da reportagem. Parabéns.

Angela Pereira

Angela Pereira

24/01/2013 23:02:22
Ushuaia é um paraíso do frio, na Patagônia Argentina. Fica no "Fim do Mundo", no sentido literal,no ponto extremo da América do Sul, próximo à Terra do Fogo e ainda é zona franca. O passeio no trem do Fim do Mundo, em meio a uma floresta de árvores mortas, é impressionante. Foram cortadas para a construção de uma penitenciária e nunca mais cresceram, por causa da temperatura. O comércio liberado de impostos é para impulsionar a economia local, já que fica dificil alguma forma de produção.

Yvete

Yvete

24/01/2013 22:57:59
Boa matéria!

Acizes b. de souza

Acizes b. de souza

24/01/2013 20:41:23
Senti frio somente olhando as fotos. E quais são os oito lugares mais quentes do mundo?

Gil

Gil

24/01/2013 20:03:29
Bem interessante, informação e cultura na mesma matéria, gostaria de ver mais destas por aqui...