Costa Rica tem rio com água azul turquesa; Veja fotos

Considerado uma das '7 Maravilhas Naturais' da Costa Rica pelo Governo Local, o Rio Celeste encanta turistas com suas águas 'pintadas' de azul cintilante

  
  
O rio que atravessa boa parte do Parque possui duas áreas que são as mais visitadas pelos turistas. A Poça Azul e uma cachoeira ao longo da trilha são os melhores pontos para observação deste espetáculo da natureza

Considerada uma das mais belas nações da América, a Costa Rica conquista cada vez mais turistas com sua natureza exuberante e preservada. Um dos destaques deste belíssimo país é o Rio Celeste que têm suas águas 'tingidas' por um azul cintilante e único.

Com 51,1 mil km², o país possui 30% do território coberto por florestas tropicais e é cortado por diversos rios, porém um se destaca. Localizado no "Parque Nacional Volcan Tenorio" ao norte da Costa Rica, o Rio Celeste possui uma tonalidade de azul incrivelmente linda que parece ter sido pintada a mão.

Com águas cristalinas durante boa parte do percurso, sua coloração se transforma na confluência dos rios Buena Vista e Roble. A região que é conhecida como Teñideros deixa o seu rastro no rio por mais de 40 quilômetros. A água azul turquesa se origina após uma reação química que ocorre da mistura de carbonato de cálcio com os gases sulfúricos. Ambas as substâncias são liberadas pelo vulcão Tenorio que fica na região. Além da visão estonteante que as reações produzem, elas também exalam um forte cheiro que se alastra junto com sua beleza.

O rio que atravessa boa parte do Parque possui duas áreas que são as mais visitadas pelos turistas. A Poça Azul e uma cachoeira ao longo da trilha são os melhores pontos para observação deste espetáculo da natureza. Uma lenda local afirma que o rio ganhou a tonalidade azul turquesa após os deuses lavarem os pincéis, que utilizaram para colorir o céu, nas águas do Celeste.

Parque Nacional Volcán Tenorio
Principal Parque da Costa Rica, o Parque Nacional Volcán Tenorio está localizado na divisa das províncias de Guanacaste e Alajuela. Formado por uma floresta tropical densa, o Parque possui diversas nascentes de rios e tem vista privilegiada do Vulcão Tenório que possui 1.916 metros de altura.

Famoso por sua abundante fauna e flora, o local também possui uma boa infraestrutura para os turistas. Com 15 hotéis e pousadas, a época ideal para se conhecer o Parque é no período de seca, entre os meses de dezembro e abril. Por ser uma região de conservação é comum ver diversas espécies de animais como onças, jaguatiricas, veados, macacos, além de várias aves.

Como chegar
Para chegar ao Rio Celeste são necessárias quase 2 horas de viagem, sendo uma hora de carro e outra de caminhada. O percurso entre a cidade de La Fortuna e a região de Guatuso é realizado de carro. A partir dali, é necessário seguir por uma trilha com dificuldade moderada que passa por dentro da densa floresta. Após cerca de sessenta minutos de caminhada chega-se ao paraíso natural que se chama Rio Celeste.

Com voos saindo de diversas regiões do Brasil, as passagens aéreas custam a partir de R$ 1520 (ida e volta). Operados pelas companhias aéreas Copa, Avianca e American Airlines, o traslado possui escala no Panamá.

Confira fotos do Rio Celeste que fica na Costa Rica

Uma lenda local afirma que o rio ganhou a tonalidade azul turquesa após os deuses lavarem os pincéis, que utilizaram para colorir o céu, nas águas do Celeste
A Poça Azul é um dos melhores pontos para observação deste espetáculo da natureza
Com águas cristalinas durante boa parte do percurso, sua coloração se transforma na confluência dos rios Buena Vista e Roble
Localizado no
Considerado uma das '7 Maravilhas Naturais' da Costa Rica pelo Governo Local, o Rio Celeste encanta turistas com suas águas 'pintadas' de azul
  
  

Publicado por em