Explore o Deserto do Atacama sobre quatro rodas

Diferente dos desertos de areia do Oriente Médio, por exemplo, o Atacama é constituído principalmente de cristais de sal. Os salares são paisagens bastante comuns por ali

  
  

A paisagem inóspita do deserto de Atacama esconde jóias que só os guias mais experientes do Tierra Atacama Hotel & Spa podem revelar aos hóspedes, como as inacreditáveis como as lagoas altiplânicas. O empreendimento está localizado ao norte do Chile.

A aventura começa logo cedo, rumo às lagoas Miscanti e Miñiques, a uma altitude de 4.200 metros. Cenário ideal para parar e contemplar a exuberante natureza local, com suas águas geladas, salgadas e azuis em contraste com o solo seco e os imensos vulcões ao fundo. O passeio prossegue com um pausa para o almoço em um restaurante na aldeia de Socaire.

Diferente dos desertos de areia do Oriente Médio, por exemplo, o Atacama é constituído principalmente de cristais de sal. Os salares são paisagens bastante comuns por ali. Por isso, visitar o Salar de Tara é obrigatório. Em direção à fronteira com a Argentina, o terreno elevado é um excelente ponto de observação de pássaros, lagoas de sal e do vulcão Licancabur. A uma altitude de 4200 metros é possível admirar as formações rochosas batizadas de “freiras” de Tara.

Já a visita ao Salar do Atacama começa com uma breve visita à aldeia de Toconao, onde a praça e a igreja histórica são as principais atrações. Na Reserva Nacional de Flamingos é possível observar três variedades da ave, que se alimentam dos animais microscópicos que vivem nas lagoas salgadas. Fique para apreciar o pôr do sol e tente adivinhar de quantas cores o céu pode se colorir.

Em outro dia, pule da cama ainda de madrugada, agasalhe-se bem e embarque rumo a uma das experiências mais incríveis que o Atacama oferece: os Gêiseres del Tatio. Localizado a 4.300 metros de altitude, este campo geotérmico tem laços estreitos com a atividade vulcânica na região. Ali, imensas colunas de vapor, que atingem alturas de até 12 metros, jorram da terra ao amanhecer.

Como o espetáculo tem hora certa para acontecer, assim que o sol surge no céu, é preciso chegar logo cedo para apreciá-lo. E assim que as nuvens se dissipam, os guias promovem um animado café da manhã, preparado lá mesmo. Com água jorrando do solo a 85ºC , basta colocar a caixinha lá dentro para tomar um gostoso leite ou chocolate quentinhos.

No caminho de volta a San Pedro de Atacama, aproveite a visita ao pitoresco povoado de Machuca. Com apenas algumas casinhas e poucos moradores, a vila é um local privilegiado, que mantém a arquitetura dos primeiros moradores: casas de barro, com estrutura de madeira de cactos e fornos públicos onde são assados pães e carne de lhama. Aliás, uma das atrações locais é o espetinho de lhama, churrasco vendido pelos moradores. Imperdível. Durante o percurso é possível avistar famílias de vicunhas e, com um pouco de sorte, raposas, vizcachas e avestruzes.

Num lugar em que água é uma raridade, o passeio às termas de Puritama é uma surpresa inebriante. Escondidas no fundo de um desfiladeiro íngreme, rodeado por vegetação, estão as oito piscinas naturais do Rio Puritama, que têm água a uma temperatura média de 33ºC , e estão a uma altitude de 3.500 metros.

A visita ao Vale da Lua é mais um dos pontos altos do Deserto do Atacama e inclui caminhadas curtas em áreas com afloramentos rochosos, paisagens formadas pelo vento, a chuva e as mudanças de temperatura do deserto.

Mais informações sobre os passeios de carro pelo Deserto do Atacama, acesse www.tierraatacama.com

Sobre o hotel
O Tierra Atacama Hotel & Spa une conforto, modernidade e qualidade em todos os serviços, além de uma variada programação.

Para os momentos de descanso e relaxamento, o Uma SPA conta com os melhores tratamentos corporais baseados nos elementos naturais do deserto como areia e sal para esfoliações, barro vulcânico para eliminar as toxinas da pele e uso das ervas locais nas massagens, além de saunas, piscinas e uma jacuzzi.

A decoração do hotel, de extremo bom gosto, respeita a cultura local para preservar a história e tradição dos antigos habitantes da região e conferir um clima ainda mais chileno às dependências. As paisagens que cercam o Tierra Atacama podem ser admiradas pelos turistas em todos os momentos, já que seus 32 apartamentos possuem belas vistas ao deserto e à cordilheira. De todos é possível, ainda, ver o espetacular vulcão Licancabur. À noite, a observação de estrelas é garantida no mirante do hotel.

O ambiente amigável, o ótimo serviço, as delícias culinárias - preparadas com os melhores produtos chilenos - e a extensa lista de vinhos selecionados pela enóloga do hotel são, sem dúvida, o convite que faltava para aqueles que sempre desejaram conhecer um dos lugares mais incríveis do mundo.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em

Igor Rodrigues

Igor Rodrigues

08/05/2011 19:29:33
Bom eu digo que o Atacama é mágico, muitas pessoas se redescobrem ao conhecê-lo e também seus habitantes, que estão sempre prontos a ajudar.
Quem vai de carro, digo que faça uma bela revisão em seu carro, e tenha sempre uma barraquinha no porta malas e bom passeio.