Ferrovia suíça apresenta a visão do “topo da Europa”

Viajantes ao cume do Harder poderão apreciar as belas paisagens alpinas a bordo de confortáveis vagões

  
  

A rede ferroviária suíça conta com cinco mil quilômetros de trilhos repousados sobre um terreno acidentado e montanhoso, o que já seria um grande atrativo por sua complexa engenharia. No entanto, a jóia deste colar é a Jungfrau Railways. A ferrovia, instalada a 3.454 metros de altura, demorou 16 anos para ficar pronta e foi entregue em 1912 com o título de “o topo da Europa”. Desde então vem atraindo turistas maravilhados com as paisagens deslumbrantes pelas quais atravessa.

Uma das opções mais procuradas é o passeio ao cume do monte Harder. O local oferece uma das mais inesquecíveis visões dentre as tantas proporcionadas pela região de Jungfrau. A comuna de Interlaken, por exemplo, fica abrigada entre os lagos Thun e Brienz, rodeada pela beleza dos Alpes. O cenário ainda é coroado pela inspiradora vista dos picos das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau.

O acesso ao topo do Harder é feito por um funicular, pequeno trem que trafega diagonalmente, que parte diariamente com intervalos de 30 minutos.

Até o final de outubro, a visita ao monte Harder pode incluir atrações diferenciais. Um exemplo é adquirir o ticket com almoço incluso no restaurante panorâmico Harder Kulm, uma estrutura em forma de pagode chinês, com 100 vagas no salão de jantar e 80 no terraço. Lá é possível apreciar gastronomia ao lado da paisagem do topo da Europa com a traquilidade das altas montanhas de Jungfrau.

Também é possível fazer o passeio terminando o dia em uma visita ao restaurante Harder. Na saída do trem às 16h55 pode se aproveitar o ticket que inclui um aperitivo de cortesia.

A viagem de Interlaken ao cume do Harder leva apenas 10 minutos e é possível comprar o bilhete só de ida e retornar à cidade a pé, apreciando a paisagem alpina.

Sobre Jungfraubahnen

Proprietária das cinco linhas ferroviárias e dos dois teleféricos existentes em Interlaken, a companhia de transportes Jungfraubahnen é responsável por conectar os diversos pontos da região.

A linha ferroviária pioneira da companhia e também a mais famosa das cinco, Jungfrau, começou a ser operada em 1912. Os trens partem de Kleine Scheidegg, passam pelos montes Eiger e Mönch e seguem até o cume do Jungfraujoch, superando uma diferença de altitude de 1.400 metros.

Em maio de 2006, foi celebrada uma parceria entre as linhas ferroviárias de Jungfrau e a estrada de ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ambas são dotadas do mesmo sistema suíço de tração por cremalheira. A parceria constitui um importante intercâmbio de know how no âmbito da tecnologia de transportes e de marketing. Além disso, todos que comprarem um tíquete até o Top of Europe ganham 50% de desconto no trajeto brasileiro.

Em Interlaken, os modernos meios de transporte oferecem ao turista comodidade e segurança durante os trajetos aos mais distantes pontos da região, ajudando a fazer desta uma viagem inesquecível.

Mais informações sobre os trajetos e a companhia podem ser obtidas no site www.jungfrau.ch/en.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em