Festa do orgulho suíço

Em 1º de agosto acontece o Dia Nacional da Suíça, festividade que reúne variada programação em Interlaken

  
  
Interlaken

A Confederação Suíça foi fundada em 1291, mas apenas em 1891 passou a celebrar o dia 1º de agosto como seu Dia Nacional. A festividade resgata tradições folclóricas como competições de lançamento de bandeiras, yodelling (canto que alterna a voz entre normal e falsete) e tocadores de Alphorn, uma corneta longa de madeira que se toca com a base apoiada no chão.

Nos Alpes Suíços, a tradição pede que enormes fogueiras sejam acesas no topo das montanhas, bem visíveis do solo. Em Interlaken, a programação inclui uma parada folclórica que se estende ao longo da tarde e noite com apresentações de bandas folclóricas de diversas regiões. À noite, tem lugar a procissão das lanternas formada por crianças, uma grande diversão para os pequenos e um belo espetáculo para os adultos. Um concerto a céu aberto com a banda de Interlaken precede o ponto alto da comemoração: a magnífica queima de fogos que encerra a festividade.

Além da programação oficial, a maioria das cidades alpinas organiza almoços especiais, com destaque para a gastronomia local, em comemoração ao dia do orgulho e da nacionalidade suíça.

Sobre Interlaken
Localizada no coração dos Alpes Suíços, entre os lagos Thun e Brienz, a região de Interlaken surpreende turistas do mundo inteiro com seus esplêndidos cenários, formados por belíssimos lagos e montanhas cobertas de neve.

Situada a 3 mil metros de altura, a região oferece atrações turísticas durante o ano inteiro, como cascatas de 400 metros de altura, incríveis geleiras, lagos de cor azul turquesa, além dos picos majestosos dos Alpes Suíços: Eiger, Mönch e Jungfrau. As três formações rochosas fazem parte de um impressionante conjunto de montanhas, vales e geleiras, que desde 2001 é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.

A região, famosa por ser o grande centro para a prática de esportes de aventura da Suíça, é também referência em termos de cultura, servindo de base para diversos eventos artísticos durante todo ano. Lá, o turista encontrará, ainda, o elegante cassino Kursaal. Construído em 1859, o estabelecimento destaca-se pelos modernos equipamentos, excelente serviço e pelo elegante ambiente.

Um dos atrativos da região é a intensa vida noturna. Interlaken abriga uma grande variedade de bares, pubs e danceterias, que contemplam todos os gostos. No verão, o leque de opções é complementado pelos estabelecimentos ao ar livre, que proporcionam um clima ainda mais charmoso ao local.

Outro destaque fica por conta da gastronomia. A região, repleta de renomados restaurantes, oferece diversas opções de pratos locais e internacionais.

Sobre Jungfraubahnen
Proprietária das cinco linhas ferroviárias e dos dois teleféricos existentes em Interlaken, a companhia ferroviária Jungfraubahnen é responsável por conectar os diversos pontos da região.

A linha ferroviária pioneira da companhia e também a mais famosa das cinco, Jungfrau, começou a ser operada em 1912. Os trens partem de Kleine Scheidegg, passam pelos montes Eiger e Mönch e seguem até o cume do Jungfraujoch, superando uma diferença de altitude de 1.400 metros.

Em maio de 2006, foi celebrada uma parceria entre as linhas ferroviárias de Jungfrau e a estrada de ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ambas são dotadas do mesmo sistema suíço de tração por cremalheira. A parceria constitui um importante intercâmbio de know how no âmbito da tecnologia de transportes e de marketing. Além disso, todos que comprarem um tíquete até o Top of Europe ganham 50% de desconto no trajeto brasileiro.

Em Interlaken, os modernos meios de transporte oferecem ao turista comodidade e segurança durante os trajetos aos mais distantes pontos da região, ajudando a fazer desta uma viagem inesquecível.

Mais informações podem ser encontradas nos sites www.interlaken.ch e www.jungfraubahn.ch

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em