Geisers Del Tatio são a grande atração do Deserto do Atacama

Este legítimo espetáculo da natureza alcança até quatro metros de altura e cobre o ambiente com a famosa “fumarola”, uma espécie de fumaça branca formada pela evaporação da água

  
  
Geisers Del Tatio: Patrimônio arqueológico com mais de três mil anos de existência

Com temperaturas que podem atingir -17ºC durante o amanhecer, os Geisers Del Tatio, são uma das grandes atrações do Deserto do Atacama. O lugar também é um patrimônio arqueológico com mais de três mil anos de existência.

Formados por campos geotérmicos criados pelo vulcão Tatio, a água existente em suas piscinas ferve durante a madrugada fazendo com que sejam liberados fortes jatos de vapor. Este legítimo espetáculo da natureza alcança até quatro metros de altura e cobre o ambiente com a famosa “fumarola”, uma espécie de fumaça branca formada pela evaporação da água.

O clima atual na área dos Tatios é desértico, com forte variação de temperatura entre o dia e a noite. A máxima média é de 24,5ºC e mínima -17,1°C. Antes de visitá-los é rocomendável permaner por 48 horas em San Pedro do Atacama, para que o organismo acostume-se com a altitude de cerca de 2,3 mil metros.

Ao seu redor existem dezenas de aldeias que ainda conservam costumes e tradições dos ancestrais atacamenos. A mais conhecida é a vila de Machuca, bastante procurada por turistas que visitam o Deserto e conhecida pela hospitalidade de seu povo.

É possível fazer uma caminhada pelos campos geotérmicos de onde é pode se observar as fumarolas e piscinas em ebulição. Uma outra parada bem próxima é a vila de Machuca, onde estão os moradores mais antigos da região.

Prepare-se
O frio do inverno é intenso, por isso é imprescindível o uso de vestimentas pesadas ou térmicas, próprias para a ocasião, gorros, luvas e botas. Quando o sol nasce as temperaturas ficam agradáveis, sendo possível relaxar e aproveitar ainda mais o passeio.

Fonte: Jaime Bórquez Assessoria

  
  

Publicado por em